O Branding de uma marca está estritamente relacionado com a vivência entre um consumidor e uma determinada marca. Esta técnica de Marketing, é de extrema importância para a sobrevivência de uma empresa e se refere ao trabalho de construção de imagem e de posicionamento de marca.
Por ter o objetivo principal de fixar a imagem da marca na memória do consumidor, normalmente este tipo de técnica não possui um retorno direto e imediato. No entanto, quando bem elaborado, junto a um plano de comunicação sólido e focado nos perfis e tendências de mercado, o Branding pode ter efeitos de performance quase imediatos.
O Branding deve ser pensado desde o início até o fim do processo de planejamento, e, para que possa chegar à excelência, a estratégia de marca deve seguir pontualmente o que foi idealizado.
Exemplos de empresas como Apple, Coca Cola, RedBull e Outback, possuem um Branding bem solidificado. Elas costumam trabalhar os aspectos comportamentais, sensoriais e emocionais, sempre levando em consideração os anseios de seus consumidores.
Cada vez mais as empresas precisam buscar ferramentas para diferenciar seus produtos e serviços dentre os apresentados por seus concorrentes. E, para buscar a eficiência de resultados, as mesmas precisam ter consciência da importância de possuir um Branding bem estruturado e consolidado, aumentando desta forma, a visibilidade e a credibilidade de seu produto no mercado.
Fonte: http://blog.opovo.com.br/comnexo/2015/04/09/a-importancia-do-branding-no-planejamento/#more-23