Metodologia 5S: Dicas importantes para implementá-lo!

5sA ferramenta de qualidade 5S não é algo novo na Administração, ou muito menos desconhecida entre os profissionais, já que muitas empresas, devido a sua metodologia eficiente, implementam em seu escopo organizacional as ideias de mudança dessa técnica, para assim adquirirem uma maior qualidade e eficiência em seus diversos processos e em sua estrutura funcional. Todavia, a própria não se restringe somente ao campo empresarial, ela também pode ser adaptada e implementada na vida cotidiana das pessoas.

Assim como Júnior et. al (2010) afirmou, o 5S é um instrumento muito importante para as empresas, que possibilita a união dos colaboradores e das partes interessadas. De maneira complementar, Lobo (2011) afirma que a mesma se desenvolve por meio de um processo educacional, promovendo mudanças comportamentais nas pessoas através de práticas participativas e do conhecimento de informações. É através de ideias como essa que vemos a possibilidade de executar, de maneira fácil e prática, essa metodologia de mudança. Entretanto, antes de apresentar como é possível gerar e realizar essa implementação, é preciso entender como funciona a ferramenta.

Os 5S se estruturam na realização prática de cinco valores/diretrizes criadas pelos japoneses para direcionarem o processo. A primeira diretriz é o “Seiri” ou Senso de Utilidade, no qual é preciso saber mensurar a utilidade de cada objeto a ser analisado em seu respectivo contexto. O segundo valor é o “Seiton” ou Senso de Organização, em que é preciso decidir como organizar um espaço com base na utilidade dos objetos que ali estão. A terceira diretriz é o “Seiso” ou Senso de Limpeza, no qual além de ser determinado o que vai para lixo, reciclagem ou doação, também é feito a limpeza propriamente dita do espaço. O quarto valor é o “Seiketsu” ou Senso de Normalização, em que criamos regras para manter a organização e a limpeza feita nas fases passadas. Por último, o “Shitsuke” ou Senso de Autodisciplina, no qual deve ser repassado as regras para todos que pertencem ao local, assim como deve ser monitorado o cumprimento destas normas (OLIANI et al, 2016).

Destarte, agora que entendemos como funciona, podemos finalmente idealizar sua implementação na vida cotidiana das pessoas; seja em um móvel, como guarda-roupas ou armários; um cômodo, como um quarto ou uma cozinha; ou até mesmo nos estudos, é possível manter a organização através dos 5S. Sendo assim, serão apresentadas a seguir 5 dicas que, no geral, auxiliarão você a colocar a técnica em prática em sua vida:

Primeira Dica:

Além de escolher onde será implementada a ferramenta, essa dica se estrutura primeiramente na observação de tudo que preenche aquele espaço, no caso de um móvel ou cômodo, o que tem ou vai ficar dentro dele. Em seguida, entra a análise de tudo aquilo que foi observado, concluindo se ele é muito utilizado, pouco utilizado, ou inutilizado. Coloque papéis como “post it” para fazer essa marcação.

Segunda Dica:

A segunda dica, assim como a primeira, também se baseia em duas partes: inicialmente, deve-se analisar o espaço a ser organizado, para identificar quais são os locais de fácil e de difícil acesso. A segunda parte será organizar o conteúdo desses espaços de acordo com o grau de utilidade, de forma que os objetos utilizados com maior frequência devem ser alocados nos locais de fácil acesso, enquanto que aqueles menos manipulados devem ser colocados nos de difícil acesso.

Terceira Dica:

Não diferente das duas anteriores, esta dica também se estrutura em duas partes: a primeira, que será analisar os objetos que são inutilizados, veja se pode aproveitá-los ou reutilizá-los, se caso não o fizer, você deve decidir se eles estão em condições boas para doação, ou para o descarte de maneira correta no lixo. A segunda parte será limpar e higienizar o local em si, seja varrer, tirar o pó ou passar o pano.

Quarta Dica:

Crie regras para o local. Normatize ações as quais evitem que o ambiente se torne desorganizado e/ou sujo. Normas que auxiliem para a perpetuação da organização, higienização e limpeza daquele local.

Quinta Dica:

Por fim, repasse as regras criadas para todas as partes interessadas. Por exemplo, no caso de uma casa e seus cômodos, as pessoas que nela vivem ou, no caso de móveis, quem os utilizam. Ademais, deve ser feito o monitoramento do cumprimento dos regulamentos, sendo permitido a implementação de sanções quando estas forem infringidas, por exemplo, uma pessoa que entra com os pés sujos na sala, e lameia o piso, nada mais justo que ela seja a responsável por limpar.

Diante das ideias apresentadas, conclui-se que implantar os 5S na vida cotidiana não é uma tarefa fácil, exige análises importantes e procedimentos demorados que igualmente requerem paciência. Contudo, realizá-lo tornará diversos espaços mais organizados, facilitando a eficiência na utilização de tudo que pertence ao local, diminuindo possíveis desorganizações e problemas de higiene, assim como, contribui para uma vida mais ordenada e ideal.

REFERÊNCIAS

OLIANI, Luiz H.; PASCHOALINO, Wlamir J.; OLIVEIRA, Wdson. Os Benefícios Da Ferramenta De Qualidade 5S Para A Produtividade. UNAR, Araras (SP). v.12, n.1, p. 112-120, 2016.

 

JUNIOR, I. M.; CIERCO, A. A.; ROCHA, A. V.; LEUSIN, S. Gestão da qualidade: série gestão empresarial. FGV, São Paulo. ed.10, 2010.

LOBO, R. N. Gestão da qualidade – as 7 ferramentas de qualidade. Erica, São Paulo. ed. 1, 2011.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 16.10.20.

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