A ansiedade dos jovens para a inserção no mercado de trabalho

Na contemporaneidade, nota-se a forte busca por emprego por parte dos jovens. Muitos ainda com graduação em curso ou, até mesmo durante o período do Ensino Médio, já buscam se inserir em estágios ou empresas juniores, a fim de enriquecer seus currículos e ter mais oportunidade ao ingressar, realmente, no mundo do trabalho. Mas, você sabe o porquê de isto acontecer com tanta constância? Consegue entender o que induz os jovens a se preocuparem com a escolha da carreira e com a rapidez que devem exercê-las?

No Brasil, atualmente, possuímos cerca de 12,850 milhões de desempregados, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse expressivo dado estatístico é composto, em sua maioria, porjovens com idade entre 18 e 24 anos, ou seja, que já saíram do Ensino Médio. Esse alto índice de desemprego faz com que mais pessoas, ainda no período escolar busquem estágios, ou os conhecidos programas de “Jovem Aprendiz”, um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, já que quanto mais experiências estiverem constando no currículo, mais chances de serem inseridos no mundo do trabalho eles terão.

Outro fator de grande influência nessa escolha precoce de uma carreira e de segui-la o mais rápido possível, tem sido a forte motivação do alcance da aposentadoria ainda cedo, uma vez que para se aposentar no Brasil, atualmente, segundo o Ministério da Economia (2019) deve-se ter no mínimo 30 anos de contribuição para os homens e 25 para as mulheres. Nesse sentido, quanto mais cedo começarem a trabalhar, mais cedo sairão do mercado de trabalho.

Torna-se importante ressaltar, também, a grande valorização do trabalho pela sociedade, que impõe com grande preconceito o termo “desempregado” àqueles que ainda não possuem uma ocupação. Dessa forma, os jovens que estão em busca de se livrar deste termo estão subdivididos, geralmente, nas seguintes categorias: liberdade e relação familiar (WICKERT, 2006). Existem, contudo, dois tipos em que se enquadram a segunda categoria: o jovem que busca por emprego para ajudar na renda da família e o que busca por emprego para deixar a casa dos pais e construir sua própria vida.

Desse modo, fica entendido que a preocupação com a inserção no mercado de trabalho vindo dos jovens, não é à toa e torna-se cada dia mais válida, já que, exercer algum ofício está está cada dia mais competitivo. Outrossim, não deve-se esquecer, também, da priorização da saúde mental em relação a esse contexto, já que a demora para o acesso ao mercado de trabalho é comum e não diminui em nada a capacidade e profissionalismo da juventude que vem se preparando para o mundo profissional.

REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA ECONOMIA. . Aposentadoria por Tempo de Contribuição. 2019. Disponível em: https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao/. Acesso em: 03 set. 2020.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). . Desemprego. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 03 set. 2020.

WICKERT, Luciana Fim. Desemprego e juventude: jovens em busca do primeiro emprego. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 258-269, jun. 2006. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 set. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932006000200008.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 02.10.2020.

2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>