Aspectos de liderança presentes no filme Moana – Um Mar de Aventuras

MOANA 2

Se você não conhece “Moana, um mar de aventuras”, é uma animação dos estúdios Walt Disney Pictures, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver quando se trata de um filme da companhia. Lançado, aqui no Brasil, no dia cinco de janeiro de 2017, e dirigido por Jonh Musker e Ron Clemenst (RUSSO, 2020), o longa-metragem narra a vida de Moana e é situado em uma ilha do Oceano Pacífico.

Logo no início, um traço característico da Disney é apresentado: trilha sonora contextualizando o ambiente e os personagens. “Where you are” – composição de Lin-Manuel Mirandaconta ao telespectador, de uma forma bem lúdica, o funcionamento da aldeia Moto Nui. Mostra, por exemplo, como o coco é uma das principais matérias-primas do lugar, onde os habitantes aproveitam desde a carne, encontrada na parte interna, até a fibra, para a criação de redes. Um dos trechos citados na música é “a aldeia acredita que a ilha dá aquilo que eles precisam”, fortalecendo a ideia de que a população só consome o que o espaço onde moram oferece. Também nota-se a forma de divisão racional do trabalho, em que a horizontalização está presente, definindo as unidades de comando, uns pescam ou são responsáveis pela comida, outros cuidam da plantação e as demais atividades. Essa característica é posta em prática de acordo com os recursos e a capacidade de cada um, ratificando a existência de completa integração de todos, com o trabalho em conjunto em busca de um objetivo geral do espaço e o bem coletivo (VIANA, 2020).

Você pode estar se perguntando o porquê dessa demora para adentrar na relação do filme com a Administração, mas calma, todas essas descrições foram de suma importância para o desenrolar da nossa análise. Para iniciarmos, nós vamos avaliar o comportamento do chefe e o futuro de Moana. Durante todas as décadas de existência da ilha, ela foi comandada por apenas uma pessoa, sem distinção de sexo, capacidade de governança ou habilidades, a liderança sempre foi passada de geração em geração, validando o conceito da hierarquia (VIANA, 2020). Um dos momentos do filme que comprova isso, é quando Tui, pai de Moana e chefe do lugar, leva a filha para o topo da ilha, onde, no centro, estão dispostas pedras de todos os ancestrais, que, em algum momento, dirigiram a região. As rochas foram colocadas uma sobre a outra, simbolizando o crescimento da ilha e será lá onde Moana colocará a dela quando assumir.

Por conseguinte, em uma certa manhã, algumas das aldeãs chegaram para Moana, Tui e Sina, para relatarem o apodrecimento de alguns frutos, e a menina procedeu como uma verdadeira gestora – agiu rápido e deu uma excelente solução – demonstrando sua habilidade, sugeriu que fossem removidas todas as árvores que geram os frutos podres e que começassem uma nova plantação em outro local. Após esse evento, mais um problema surgiu, alguns dos homens que são os responsáveis pela pesca avisaram que, até o lugar permitido pelo chefe para a prática da pescaria, não havia mais peixes, gerando grande preocupação. Você deve está achando que a solução é simples, basta ir mais além, navegar por mares mais profundos a fim de encontrarem alimento, certo? Entretanto, não é tão fácil assim. O chefe não permitia que os navegantes avançassem além do recife, pois, por ter sofrido uma perda, acabou deixando de arriscar ir mais longe novamente, o que, em ambientes organizacionais, é bastante comum, o medo de errar acaba limitando a oportunidade de uma nova tentativa. Essa, infelizmente era a conduta de Tui.

Com isso, para tentar solucionar a dificuldade, o líder convoca o conselho da ilha, formado por alguns moradores, com o intuito de discutir a melhor conduta a ser tomada. Na administração, esse grupo de pessoas, encontra-se no primeiro nível administrativo, chamado estratégico, responsável pela visão e missão do lugar, além de suas políticas. Demonstrando também a liderança participativa de Tui, denominada de “liderança orientada para as pessoas”, em que ele é democrático, permissivo e acessível, procurando sempre ampliar a satisfação dos subordinados, porém, nunca transferindo o seu encargo para ninguém, apenas delegando tarefas, características explicitadas pela teoria “Princípio da responsabilidade de Urwick” (VIANA, 2020).

Portanto, Moana, já pensando em sua liderança e na oportunidade de inovar, arrisca e acaba desobedecendo a ordem do pai, com o intuito de, como futura gestora, melhorar a vida das pessoas da ilha e ter novas experiências. Para isso, ela sai em busca de Maiu, um semideus que estava perdido e possuía as respostas para os seus questionamentos e, juntos, atingem seus respectivos objetivos. Em suma, Moana precisou de um auxílio externo para resolver o problema da ilha, ou seja, de sua organização, e obteve sucesso, demonstrando, como definido pelos diretores do filme que “Nunca tratamos de incluir uma história de amor, ela é uma heroína em um filme de aventura, uma jovem que realiza uma viagem para salvar seu povo e que para isso tem que passar por cima de seus medos e superar diversos obstáculos”.

REFERÊNCIAS

MIRANDA, L. Where you are. Walt Disney Records, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RTWhvp_OD6s. Acesso em: 20 jun. 2020.

MOANA um mar de aventuras. Direção: Ron Clements, John Musker. [S. l.s. n.], 2017. DVD.

RABELO, Lala. Moana na vida real: polinésia é destino inspirador. Catraca Livre. 2017. Disponível em: https://catracalivre.com.br/rede/moana-na-vida-real-polinesia-e-destino-inspirador/#:~:text=Ent%C3%A3o%20vamos%20trazer%20Moana%20para,ilhas%20dessa%20regi%C3%A3o%20da%20Oceania.. Acesso em: 20 jun. 2020.

RUSSO, Francisco. MOANA – UM MAR DE AVENTURAS. Adoro Cinema.2020. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225958/criticas-adorocinema/. Acesso em: 20 jun. 2020.

SOUSA, Camila.Moana – Um Mar de Aventuras: conheça os personagens da nova animação da disney. Omelete. 2016. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/moana-um-mar-de-aventuras-conheca-os-personagens-da-nova-animacao-da-disney#50. Acesso em: 20 jun. 2020.

VIANA, Odilardo. Burocracia moderna. Fortaleza, 2020. 11 slides, color. Disponível em:https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DYh3_PbQyX8ViePPfJLsfr1c02GkMTUR. Acesso em: 20 jun. 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 02.10.2020.

Por: Thainá Ribeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>