Sistema B: O que é e como fazer parte?

Trabalhando em cima do conceito de empreendedorismo socioambiental – este que age em prol do bem estar das pessoas, das sociedades e da Terra –, surgiu em 2006, nos Estados Unidos, o B Lab, iniciativa cuja sua missão é apoiar a construção de ecossistemas favoráveis para as empresas B e outros atores econômicos que usam a força de mercado para resolver problemas sociais e ambientais. O movimento chegou em 2012 na América Latina e em 2013 no Brasil, onde ficou conhecido como Sistema B,no qual o B se refere aos benefícios citados.

Dito isso, como se tornar uma Empresa B? Para adquirir a certificação, as empresas passam por um processo que pode durar entre 6 a 24 meses, começando pelo preenchimento de um formulário com 200 perguntas que analisam cinco diferentes dimensões, sendo elas: a governança, avaliando a transparência e a prestação de contas da empresa; os trabalhadores, medindo os benefícios oferecidos, o ambiente de trabalho, etc.; o meio ambiente, relatando as práticas e produtos ambientais, as emissões poluentes, etc.; a comunidade (fornecedores e distribuidores), analisando o envolvimento local, a geração de emprego, os produtos e serviços oferecidos, etc; e o modelo de negócio da empresa.

Ao finalizar o questionário, o sistema lançará uma nota para a empresa avaliada, se essa pontuação for inferior à 80, melhorias serão sugeridas – através de relatórios, guias e estudos de casos gratuitos – para que a instituição se adapte aos critérios da certificação, sendo possível realizar o questionário novamente após um tempo. Caso o contrário aconteça e a pontuação da empresa seja superior à 80 pontos, será necessário a comprovação de todas as respostas, através da apresentação de documentos oficiais.

O Sistema B oferece diversas oportunidades às empresas que nele entram, sendo algumas delas: melhoria continua, ajudando as empresas através da ferramenta da certificação; divulgação e posicionamento, disponibilizando espaço em mídias e eventos; atividades de intercâmbio, em que a Comunidade B oferece projetos de aprendizado, conversação e networking; e a atração de talentos, afinal as pessoas passaram a buscar trabalhos em empresas que possuem um propósito, isto é, um objetivo maior.

Atualmente, o B Lab conta com 3.285 Empresas B, atuando em 71 países diferentes, totalizando 149 apenas no Brasil, sendo as áreas de maior impacto: os clientes; o meio ambiente; a comunidade; e os trabalhadores, respectivamente. Vale destacar que a Natura Cosméticos, com sede localizada no Brasil, é considerada a maior companhia de capital aberto já certificada pelo Sistema B no mundo.

Referências

B LAB. Medindo o que importa: Avaliação de Impacto B, 2020. Saiba Mais. Disponível em: <https://bimpactassessment.net > Acesso em: 24 de abril de 2020.

ECOA, Paula Rodrigues de. Você sabe o que é uma Empresa B? É difícil se tornar uma. UOL, 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2019/10/25/sistema-b-selo-certifica-empresas-com-boas-praticas-socioambientais.htm>. Acesso em: 12 de abril de 2020.

FEILER, Camila. Sistema B: O que é isso?.Nossa Causa, 2014. Disponível em: <https://nossacausa.com/sistema-b-o-que-e-isso>. Acesso em: 29 de março de 2020.

Sistema B reúne empresas que aliam lucro a preocupação socioambiental, 2018. Disponível em: <https://gife.org.br/sistema-b-reune-empresas-que-aliam-lucro-a-preocupacao-socioambiental/>. Acesso em: 12 de abril de 2020.

INFOGEEKIE, O que é Sistema B?, 2017. Disponível em: <https://www.geekie.com.br/blog/sistema-b/>. Acesso em: 12 de abril de 2020.

SISTEMA B. Sistema B: Redefiniendo el sentido del éxito em lá economia, 2020. Movimento Global. Disponível em: <https://sistemab.org/movimiento-global/>. Acesso em: 29 de março de 2020

VIEIRA, Alina. Conheça o Sistema B: um movimento de empresas onde o lucro anda junto om os benefícios sociais. Projeto Draft, 2014. Disponível em: <https://www.projetodraft.com/conheca-o-sistema-b-um-movimento-de-empresas-onde-o-lucro-anda-junto-com-os-beneficios-sociais/>. Acesso em: 29 de março de 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO FEITA EM: 18.06.2020.

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE (2)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>