NETFLIX: O QUE A TRANSFORMOU EM UM SUCESSO GLOBAL?

Netflix diz ter ganhado mais de 10 milhões de novos assinantes ...

Em 2018, a organização ultrapassou a Disney e tornou-se a empresa de mídia com maior valor de mercado. Em 2019, o serviço de streaming atingiu quase 150 milhões de assinaturas. Esses dados, por si só, evidenciam que a Netflix é um dos maiores cases de sucesso da atualidade. Mas, afinal de contas, quais fatores contribuíram para isso? Como a Netflix se transformou em um dos grandes símbolos da revolução digital e nomes no mercado de mídia? Primeiramente, é importante saber que nem sempre foi assim!

A Netflix foi fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph na Califórnia. A empresa iniciou sua jornada como uma locadora de filmes, até que, em 1998, também passou a realizar entregas de DVDs via correios por meio do site da empresa. Esse é o primeiro fator que explica o sucesso da plataforma ainda em seu início: inovação. Apenas um ano depois de sua criação, os fundadores foram capazes de perceber que somente fornecer um serviço de aluguel de filmes não era suficiente, era preciso estar atento às tendências da época e agregar isso a empresa. Nesse caso, essa tendência era a internet, que começou a se desenvolver, de fato, no início da década de 90, e foi uma importante ferramenta para trazer inovação ao empreendimento e facilidade ao cliente, o que acabou gerando um novo modelo de negócio e permitiu sua expansão.

Outro fator importante que explica o sucesso atual da Netflix, e que também foi incorporado a ela ainda nos primeiros anos após sua criação, é a capacidade de personalização que o serviço oferece. Em 1999, a empresa, ainda em seu momento de inovação, lançou o serviço de locação ilimitada por assinatura e, um ano depois, com base nas escolhas dos então assinantes, passou a disponibilizar um sistema de recomendação personalizada de filmes. Não muito diferente de hoje, certo? Entretanto, em tempos em que ainda não havia redes sociais, sites e vídeos em que pudessem ser feitas recomendações de filmes, como atualmente, era extremamente prático ter uma lista pessoal com títulos que poderiam lhe agradar.

Mas quando e como a Netflix se tornou o que é hoje? Em 2007, período esse que a internet já estava em um bom estágio de “evolução”, a empresa deu início ao serviço de transmissão online, o qual permitia seus assinantes assistirem a filmes e séries a qualquer momento no próprio computador (por um valor fixo com razoável custo-benefício). Um ano depois, a Netflix inicia parcerias com diversos fabricantes de aparelhos eletrônicos para disponibilizar a transmissão também em televisores, smartphones, tablets e entre outros dispositivos. Além de parcerias com esse tipo de indústria, a Netflix assinou contratos com importantes companhias de mídia, como a Paramount Pictures, Disney, Sony e Lionsgate, o que agregou ainda mais títulos ao seu catálogo. Assim, é possível perceber que além das constantes inovações que eram empreendidas pelo serviço de streaming, a busca pela dinamização destas também era frequente.

Passados alguns anos, em 2013, a Netflix lançou seus primeiros títulos originais, como “Orange Is The New Black” e “House of Cards”, os quais, até hoje, são um sucesso entre o público e a inseriram em importantes premiações como o Oscar e o Emmy. Disso é importante destacar um ponto que também consolida a plataforma como um case de sucesso: produções próprias divulgam o nome da empresa em importantes meios, o que impulsiona significativamente o marketing da empresa. Assim, a Netflix não é mais apenas um serviço de streaming, mas acabou por se engajar no mercado de produção das obras, o que evidencia, cada vez mais, a capacidade de inovação da plataforma.

Por último, mas não menos importante, é necessário destacar outro fator que também configura a Netflix como um case de sucesso e que, talvez, seja a grande marca do streaming: facilidade. Desde sua criação, antes mesmo de se tornar mundialmente conhecida pelo formato que tem hoje, a empresa tinha como objetivo facilitar a vida de seus clientes: foi uma das primeiras a remover as multas por atraso de devolução dos filmes, coisa que era extremamente comum na época, e a realizar entregas de DVDs via correios.

Atualmente, essa simplificação do serviço para o cliente se consolida por meio de uma plataforma digital com conteúdo vasto e de fácil acesso, com um custo razoavelmente acessível. Além da facilidade no cadastro e no acesso ao site, o streaming também tem uma proposta atraente para o usuário que está assinando o serviço pela primeira vez: 30 dias grátis de uso, e caso este não goste do serviço, pode cancelar o cadastro sem pagar nada por isso. Acontece que, dificilmente, a gente não vicia em alguma série da Netflix, né? Assim, fica facinho atrair e fidelizar clientes!

REFERÊNCIAS:

CANAL TECH, Netflix: com a Netflix, você tem o controle. Disponível em: <https://canaltech.com.br/empresa/netflix/>. Acesso em: 09 de maio de 2020.

G1, Netflix passa Disney e vira empresa de mídia com maior valor de mercado. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/netflix-passa-disney-e-vira-empresa-de-midia-com-maior-valor-de-mercado.ghtml>. Acesso em: 09 de maio de 2020.

MORAES, Daniel. Originalidade, posicionamento e divulgação: o que você pode aprender com a estratégia da Netflix. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/estrategia-da-netflix/>. Acesso em: 09 de maio de 2020.

NETFLIX MEDIA CENTER, Sobre a Netflix. Disponível em: <https://media.netflix.com/pt_br/about-netflix>. Acesso em 09 de maio de 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 12.06.2020.

Por: Flávia Torres.