Livros Curiosos: O que o Sr. dos Anéis, o Assassinato no Expresso do Oriente e a Guerra dos Tronos tem a ver com a administração?

psicologia-da-curiosidade – Blog Nitronews - Tudo Sobre Email ...

Em algum momento da sua vida você já deve ter lido um livro, seja ele de romance, ficção, terror, infanto-juvenil entre outros gêneros. Acertei? Se não, já deve ter visto um filme inspirado em algum. Agora o que provavelmente você não sabe, é que muitos desses livros, alguns famosos até aqui no Brasil, trazem alguma lição ou aprendizagem sobre administração. A seguir, você encontrará três livros que retratam esse link com esta ciência social, e demostraremos como simples histórias de ficção podem trazer grandes aprendizagens úteis para a vida real.

Em uma primeira análise, a trilogia “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, escrita por J.R.R. Tolkien, conhecida por muitas pessoas também pela série de filmes, mostra a trajetória do protagonista, Hobbit Frodo, que em sua missão de acabar com o poderoso anel de Sauron, enfrenta diversos desafios em sua jornada. Neste contexto, podemos analisar essa história da seguinte forma: ter um objetivo é essencial na vida de quem tem uma empresa, não concorda? É preciso saber qual a missão do seu negócio para seguir em frente, sem ceder a tentações de abandonar essa árdua tarefa. Em Senhor dos anéis, Frodo é um grande exemplo disso, durante a busca para realizar sua missão, Gollum também não fica de fora, ele personifica claramente os concorrentes que tentarão a qualquer custo atrapalhar o empreendedor, a ponto de fazê-lo muitas vezes querer desistir.

Em paralelo também podemos fazer uma análise de “O Assassinato no Expresso do Oriente”. Este, um dos principais romances de Agatha Christe, traz a história do detetive Hercule Poirot, que se encontra dentro do trem no qual ocorre um assassinato. Intrigado e pressionado, ele precisa investigar os passageiros e descobrir quem é o assassino e quais seus motivos. Se olhado do ponto de vista administrativo, o best-seller traz em suas páginas, de maneira implícita, como um administrador deve se comportar ao precisar tomar uma decisão diante de um problema. Assim, como o detetive, um gestor deve analisar todas as informações e dados, entender todas as circunstâncias que levaram aquela situação, relacionando de maneira sistemática tudo que aconteceu com o presente da organização, e assim tomar a melhor decisão para aquele problema, sem evitar futuros atrasos.

Por fim temos o best-seller “A Guerra dos Tronos” que é um sucesso mundial, seja nos livros ou na série. Em sua obra, George R. R. Martin traz para o leitor uma incrível história com disputas políticas e violentas lutas entre diversas famílias em torno do poder. Se tivermos um olhar minucioso conseguiremos analisar os vários conflitos, competições e negociações que fazem parte de seu enredo, e sua total relação com os diversos jogos políticos que existe dentro das grandes organizações. Quando se é um administrador, é fundamental que você saiba como ler os interesses de outras organizações, para que assim consiga negociar com elas, até porque no meio corporativo é bastante comum uma empresa depender de outras organizações para conseguir seu sucesso.

Através dessa analise geral dos três livros aqui citados, podemos ver que a administração, muito além de uma ciência social que veio ao mundo para auxiliar as organizações, ela está totalmente intrínseca nos mais diversos âmbitos de nossa sociedade. Nesse texto abordamos livros que aparentemente você vê e pensa que não há relação com administração, no entanto, após uma observação de outro ponto de vista, o entendimento do real papel de um administrador dentro das empresas é mostrado, mas em um contexto diferente. Por fim convidamos vocês a refletirem os mais diversos livros, filmes e series que já tenha lido ou assistido, e pensarem o link da administração dentro daquela obra, e assim refletir a importância de tamanha profissão e profissional para nossa sociedade.

REFERÊNCIAS

DOC9: Gestão de Dados Empresárias. 9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler. Sistema DOC9. Disponível em: <https://sistema.doc9.com.br/solicitacoes9-dicas-de-livros-que-todo-advogado-precisa-ler/>. Acesso em: 19 mar. 2020.

FONSECA, Mariana. 11 livros de ficção que dão uma aula de empreendedorismo. Revista Enxame, 03 mar. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/11-livros-de-ficcao-que-dao-uma-aula-de-empreendedorismo/>. Acesso em: 19 mar. 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 08.05.2020.

Por: Jeferson Costa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>