Coronavírus e a Gestão de Riscos

Projeto – Blog da TreinaWeb

No final de dezembro de 2019, a primeira evidência do Coronavírus, causador da COVID-19, apareceu na cidade Wuhan, na China, e em cerca de dois meses essa doença se tornou uma pandemia, atingindo criticamente países europeus, como a Itália e a Espanha e, atualmente, se faz presente no Brasil. Assim, a quarentena foi estabelecida como medida de contenção do contágio. Em casos mais graves, o lockdown foi decretado, isto é, o distanciamento social obrigatório com saída permitida apenas para realizar ou ser favorecido de serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

Nesse contexto, a dispersão acelerada da doença impede que muitos colaboradores trabalhem de forma presencial, logo os clientes ficam impedidos de irem realizar compras nas lojas. Dessa maneira, o comércio, em geral, do microempreendedor até a maior indústria, precisou se reorganizar e estabelecer novas estratégias de venda, como a introdução de entrega por delivery, para se manter no mercado. Essas novas medidas oriundas do surgimento de riscos, isto é, vindas de um efeito incerto (positivo ou negativo), podem ser relacionadas ao conceito de Gestão de Riscos.

Gestão de Riscos, de acordo com a ISO 31000 (norma da família de gestão de risco criada pela International Organization for Standardization), se refere a terminologia usada para tratar de um conjunto de ações estratégicas, como identificação, administração, condução e prevenção dos riscos ligados a uma determinada atividade. Esse procedimento possibilita que a empresa, primeiramente, considere uma mentalidade de riscos e aja de forma preventiva, evitando possíveis perdas, sejam elas humanas ou materiais. Na metodologia clássica dos 5 passos previstos para gerir riscos estão as seguintes fases:

  1. Identificação: catalogar e conhecer os riscos;
  2. Análise qualitativa: determinar o grau de importância de cada risco e a possibilidade de acontecer;
  3. Análise quantitativa: avaliar os impactos e os efeitos causados pelos riscos;
  4. Planejamento de respostas: estabelecer ações que deverão ser executadas em caso de ameaça para apaziguar os efeitos;
  5. Monitoramento: acompanhar os processos de prevenção para identificar se estão sendo executados corretamente.

Assim sendo, é possível perceber a relevância da Gestão de Riscos em um ambiente de crise iminente, uma vez que procura fortalecer a organização e ajudar, mesmo que indiretamente, a sociedade, deixando-as preparadas para serem capazes de aproveitar o máximo que puderem das oportunidades que estejam à disposição. Como exemplo pode-se citar a Magazine Luiza que, segundo a revista Croma, está sendo reconhecida pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos, além de  revigorar a competitividade, por meio de estratégias bem posicionadas, e de minimizar os impactos, por meio de planos de ação previamente desenhados.

 

REFERÊNCIAS:

PEREIRA, Marcelo. A importância da gestão de risco com a epidemia de coronavírus global. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/a-importancia-da-gestao-de-risco-com-a-epidemia-de-coronavirus-global-161950/. Acesso em: 15 maio 2020.

TEIXEIRA, Ariele Salles. O que é Gestão de Risco? 2015. Disponível em: https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-gestao-de-risco/. Acesso em: 15 maio 2020.

VANESSA. Entenda a importância da gestão de riscos: veja agora como a gestão de riscos funciona e o que ela pode oferecer para a sua organização!. 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/entenda-a-importancia-da-gestao-de-riscos. Acesso em: 15 maio 2020.

UOL. Itaú, Ambev e Magalu: estudo aponta marcas mais lembradas durante pandemia. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/13/itau-ambev-e-magalu-estudo-aponta-marcas-mais-lembradas-durante-pandemia.htm. Acesso em: 10 jun. 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 17.06.2020

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>