Valorant

Criadora do LoL, Riot solta teaser de novo jogo "Valorant" | Cointimes

Se você não é uma pessoa muito antenada nos mundo dos Games, no dia 5 de maio de 2020, a grande poderosa Riot Games, empresa que criou o fenômeno League of Legends (LoL), lançou no Brasil a fase beta de um novo jogo chamado Valorant, logo, devido ao prestígio da organização, recaíram elevadíssimas expectativas sobre o novo produto, como definiu o site Eurogamer. O jogo é de tiro em primeira pessoa de cinco contra cinco jogadores, em que a habilidade individual é de extrema importância para conseguir a vitória, e, além disso, é totalmente gratuito. Apesar de ainda estar em fase de testes, o gamejá é sensação no mercado de jogos, conseguindo atrair facilmente jogadores e assim, adquirir vantagens competitivas sobre as outras empresas do ramo.

Você pode não saber nada sobre League of Legends, mas com certeza conhece alguém que passa horas jogando ou viu pela TV uma partida profissional ou, até mesmo, ficou sabendo de algum evento promovido pela Riot Games. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por tratar muito bem seus clientes, já que constantemente ouve os anseios e feedbacks destes, e por incentivar o cenário profissional dos seus games, uma vez que promove eventos grandiosos para este fim. Exemplo disso foi a final do campeonato brasileiro do LoL, que se deu no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, com mais de 12 mil espectadores ao vivo e milhares pelas plataformas de streaming. O novo jogo já possui vantagem competitiva, apenas por estar sendo desenvolvido por essa empresa, não é para menos que o anúncio do Valorant está sendo um motivo de preocupação para seus concorrentes. O Globo Esporte fez entrevistas com grandes figuras do cenário profissional, os quais anunciaram que estariam largando sua carreira em jogos de empresas consolidadas como a Valve, Blizzard e Ubisoft, e tentariam se dedicar ao competitivo do novo jogo da Riot Games. Estes relataram que em seus jogos de origem não viam perspectivas de crescimento, os equipamentos para suportar o jogo eram muito caros, há falta de amparo da desenvolvedora, entre outros motivos.

Outra vantagem que o Valorant está tendo sobre seus concorrentes é seu novo sistema contra trapaças. Especialmente em jogos de tiro, os programas de trapaças são atrativos por conta da precisão mecânica, ou seja, conseguir mirar de forma artificial nas partes vitais dos personagens, dessa forma, conseguindo superioridade sobre o inimigo. Nesse contexto, é corriqueiro em jogos como Counter-Strike e Rainbow Six Siege encontrar jogadores usando trapaças. Assim, os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema antifraudes estão oferecendo US$ 100 mil (cem mil dólares) como recompensa para quem achar falhas neste sistema, segundo uma reportagem deste ano do Globo Esportes.

Dessa forma, é fácil concluir que buscar ter um bom relacionamento com seus clientes e procurar proporcionar a melhor experiência possível para estes consumidores deveriam ser lemas para as organizações, assim como seus valores. Segundo Porter (1996), as vantagens competitivas são resultados da capacidade das empresas de realizarem eficientemente o conjunto de atividades necessárias para obter um custo mais baixo que o dos concorrentes e/ou se organizar de uma forma única, capaz de gerar um valor diferenciado. Com isso em mente, se torna claro que o Valorant, novo jogo da Riot Games, provavelmente será um sucesso, não por simplesmente ser de uma empresa grandiosa, mas porque o jogo, ainda na sua fase beta, ou seja, até o momento não foi lançado oficialmente, já possui vantagem competitiva em relação aos concorrentes já consolidados. 

 

Referencias

CARBONE, Filipe. Valorant: Riot oferece R$ 523 mil para quem encontrar falhas no anti-cheat. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/e-sportv/valorant/noticia/valorant-riot-oferece-r-523-mil-para-quem-encontrar-falhas-no-anti-cheat.ghtml. Acesso em: 15 maio 2020.

LOUREIRO. Jorge. Valorant é o novo FPS free-to-play da Riot Games e chegará no Verão de 2020. Disponível em: https://www.eurogamer.pt/articles/valorant-fps-f2p-riot-games-data-lancamento. Acesso em: 15 maio 2020.

MARQUES, Roque. Sensação, Valorant vira esperança para profissionais de outros games. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/e-sportv/valorant/noticia/sensacao-valorant-vira-esperanca-para-profissionais-de-outros-games.ghtml. Acesso em: 15 maio 2020.

PORTER, Michael E. et al. What is strategy?. Harvard business review, v. 74, n. 6, p. 61-78, 1996.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 18.06.2020

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>