Adeus lojas físicas? O futuro do varejo tradicional na era do e-commerce

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O surgimento da Internet transformou o mundo, ampliando a comunicação e a integração em todos os povos e, por consequência, a economia mundial. Uma dessas consequências é o surgimento e a crescente ascensão do comércio eletrônico. Sua chegada tornou o processo de compra mais cômodo e ágil, dando a opção aos consumidores comprarem sem sair do conforto de suas casas ou atrapalhar as atividades do seu dia a dia, o que modificou seu comportamento de compra e tornou sua ida ás lojas físicas cada vez mais rara. Em 2016, cerca de 108,7 mil estabelecimentos comerciais fecharam as portas, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Todavia, apesar de parecer uma barreira, se for trabalhada juntamente com o varejo tradicional pode trazer uma nova visão de crescimento do negócio, dando oportunidade à empresa de conhecer melhor o seu cliente, atrair sua atenção, prever seus desejos, ser mais eficiente e poder atuar em muitos mercados simultaneamente. Dessa forma, o futuro das lojas físicas está bastante atrelado a transformação digital.

Como foi dito anteriormente, atualmente o cliente pode realizar suas compras com mais comodidade, rapidez e sem precisar sair de casa. O ato de se dirigir às lojas físicas para realizar suas compras pode se tornar cada vez mais difícil e, por isso, é importante que os empresários saibam aliar suas estratégias de vendas com a realidade atual, analisar o comportamento do consumidor e investir para que ele tenha uma experiência agradável na realização do comércio físico. Torna-se obrigação da marca garantir que o processo de compra físico seja significativo ao cliente. Segundo Paulo Correa, CEO da C&A no Brasil, “O papel da loja física está mudando. Agora, o cliente terá de ter um argumento muito forte para ir à loja”.

Um bom exemplo é o da marca Adidas que deu início, em 2018, a um processo de fechamento de lojas físicas e aumento do investimento na plataforma digital. Segundo Kasper Rorsted, diretor executivo da empresa, em entrevista ao site Financial Times, “Nosso site é a loja mais importante que temos no mundo e tem prioridade quando contratamos, quando alocamos nossos recursos e quando construímos nossa infraestrutura”. Tal estratégia de negócio se explica pelo desempenho das vendas: no ano passado, as vendas online do grupo aumentaram 57%, chegando a quase 1,6 bilhão de euros, além do fato das margens de lucro no comércio eletrônico serem mais altas do que no varejo tradicional. Contudo, a empresa ressalta que isso não quer dizer que todas lojas físicas serão encerradas e toda a mudança se configura na busca de melhorar a experiência dos clientes, enquanto também reforça os investimentos no e-commerce.

Portanto, mesmo sendo considerada uma verdadeira barreira e parecer um anúncio para o fim das lojas físicas, a transformação digital veio para ficar e ser uma oportunidade de negócios. Cabe aos empresários saberem aliar o comércio tradicional com as novas tecnologias se quiser sobreviver no mercado atual.

 

Referências Bibliográficas

ADMINISTRADORES.COM. 4 preocupações do varejo físico na era do e-commerce. 2017. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/4-preocupacoes-do-varejo-fisico-na-era-do-e-commerce/120890/>. Acesso em: 22 nov. 2018.

HELEODORO, Pedro. As lojas físicas vão desaparecer? 2018. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/blogs/opini%C3%A3o-1.363900/as-lojas-f%C3%ADsicas-v%C3%A3o-desaparecer-1.588400>. Acesso em: 22 nov. 2018.

NEW TRADE. Adidas quer fechar parte das lojas para investir mais em site. 2018. Disponível em: <https://newtrade.com.br/varejo/adidas-quer-fechar-parte-das-lojas-para-investir-mais-em-site/>. Acesso em: 22 nov. 2018.

SER HCM. O impacto da transformação digital nas lojas físicas. 2017. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-impacto-da-transformacao-digital-nas-lojas-fisicas/108111/>. Acesso em: 22 nov. 2018.

Imagem: https://bit.ly/333MlfX

Fotinhas (atualizadas 2019.2)

 

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