Organizando sua vida com o método 5S

5s2

No dia a dia, você tem dificuldades para manter suas coisas em seu devido lugar seguindo uma categorização? Alguma vez já se atrasou por não encontrar algum objeto que precisava antes de sair? Já perdeu a vontade de estudar ou trabalhar porque o ambiente não estava arrumado? A organização de um ambiente é um ponto importante para conseguir uma maior qualidade nas atividades, e, entendendo isso, desenvolveu-se, no Japão, um instrumento de gestão da qualidade e produtividade, conhecido no Brasil como o método 5S.

O primeiro é o Senso de Utilização, o qual diz que devemos manter conosco somente aquilo que for necessário para o nosso cotidiano e descartar o que não for. É importante, nessa etapa, evitar o apego emocional com os objetos. Após ter apenas o que será útil, o próximo passo é designar um local adequado para cada um dos objetos, e é nisso que consiste o segundo S, o Senso de Ordenação. Nessa fase, deve-se considerar a acessibilidade do objeto de acordo com sua frequência de uso. Assim, objetos usados diariamente devem ser postos em locais de fácil visibilidade, enquanto os de uso raro devem ser armazenados.

O terceiro é o Senso de Limpeza. “A filosofia principal neste senso não consiste no ato de limpar, mas no ato de não sujar” (CAMPOS et al, 2005). Dessa forma, precisa-se pensar nos focos de sujeira, ou seja, nos fatores que impendem que a organização e a limpeza sejam mantidas, tal como uma solução. Já no Senso de Padronização, o quarto senso, serão criados normas e processos a serem seguidos a risco para assegurar os resultados obtidos nas etapas anteriores.

Por fim, o Senso de Autodisciplina é o estágio de reeducação comportamental do indivíduo para manter rigorosamente o hábito de cumprir corretamente os procedimentos estabelecidos anteriormente. Esse senso é um dos mais difíceis de serem seguidos, pois requer uma mudança de atitudes. Contudo, a prática diária facilita com que se atinjam os objetivos esperados com o 5S.

Esse modelo, resumido nesses cinco sensos, uma vez executado, garante tanto uma organização da empresa quanto uma mudança comportamental. Embora se trate de um modelo comumente aplicado em estabelecimentos, também pode ser aplicado no meio pessoal do indivíduo por se tratar de um modelo bastante simples, garantindo benefícios como otimização das atividades, agilidades nos afazeres e bem-estar.

 

REFERÊNCIAS

CAMPOS, R. A.; OLIVEIRA, L. C. Q.; SILVESTRE, B. S.; FERREIRA, A. S. A Ferramenta 5S e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/268011854_A_Ferramenta_5S_e_suas_Implicacoes_na_Gestao_da_Qualidade_Total>. Acesso em: 15 de fev. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO E PESQUISA. SISTEMA 5S: PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO. Disponível em: <https://ibenp.files.wordpress.com/2010/08/manual-basico-5s.pdf>. Acesso em: 15 de fev. 2019.

 

IMAGEM

https://bit.ly/34nmVeE

LF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>