Snapchat, Nunca Mais?

SNAPCHAT

Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltada para celulares com sistema Android e iOS. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos, mas o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida. Essa rede social foi um fenômeno, principalmente, entre os jovens de todo o mundo, entregando algo simples, porém inédito para seus usuários, ao passo que o usuário compartilha fotos e vídeos com um grupo de pessoas escolhidas por ele, após passar 24 horas, o conteúdo some para sempre, além de notificar ao dono do conteúdo se alguém captura a tela para guardar o que foi postado.

Esse fenômeno das redes está, aparentemente, caindo no desuso do público ema especulação que vem sendo levantada, como motivo dessas baixas, é que Mark Zuckeberg, sem êxito, tentou comprar o App e após a recusa de Evan Spiegel, dono do Snap, o CEO do Facebook investiu em quatro tentativas de copiar os principais atributos da empresa, colocando as ferramentas de stories no Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger.

Outro fator importante para o declínio da empresa, levantado por muitos, é que as empresas acabam preferindo a alternativa do Instagram Stories para fazer seus anúncios, principalmente por conta da facilidade. A falta de métricas mensuráveis também atrapalha o negócio de quem prefere moldar a estratégia com base em dados, e isso é um atributo da rede social Instagram, oferecendo um melhor suporte às empresas.

Longe da competição entre gigantes, o Snapchat passou ter sua imagem maculada após uma polêmica com a cantora Rihanna, depois que o aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos publicou um anúncio zombando do espancamento que ela sofreu nas mãos de seu então namorado Chris Brown, em 2009. Reagindo a isso, a cantora, grande influenciadora no mundo pop, pediu que seus fãs apagassem o Snapchat. Essa ação de Rihanna custou uma queda de 4 % nas ações da organização. Outra baixa que a empresa enfrentou foi a declaração de Kylie Jenner que após escrever em seu Twitter que não abre mais o Snapchat, as ações da Snap caíram 7,2% fazendo com que a companhia se desvalorizasse em US$ 1,3 bilhão.

Logo, perceptível que são grandes os desafios da “empresa do fantasminha”, tendo em vista, principalmente, seus grandes concorrentes. Ainda com tamanha perca de popularidade, a empresa ainda parece sobreviver ao mercado mobile de redes sociais, tendo em vista que seu público alvo é bem segmentado. Ademais, a empresa demonstra ainda muito fôlego no que tange a inovação, prometendo uma “repaginada” no aplicativo de modo a aumentar as receitas da organização para o ano de 2019.

REFERÊNCIAS

ALVES, Ariane. Snapchat lança aplicativo para computador com seus famosos filtros. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/snapchat-lanca-aplicativo-para-computador-com-seus-famosos-filtros/>. Acesso em: 05 nov. 2018.

CAPUTO, Victor. Com novo recurso, Snapchat deixa de ser copiado para copiar. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/com-novo-recurso-snapchat-deixa-de-ser-copiado-para-copiar/>. Acesso em: 05 nov. 2018.

COELHO, Taysa. Snapchat libera Lentes no PC; use os filtros do app com o Snap Camera. 2018. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/snapchat-libera-lentes-no-pc-use-os-filtros-do-app-com-o-snap-camera.ghtml>. Acesso em: 05 nov. 2018.

O GLOBO. Ações do Snap caem após Rihanna pedir que fãs apaguem aplicativo. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/negocios/acoes-do-snap-caem-apos-rihanna-pedir-que-fas-apaguem-aplicativo-22494723>. Acesso em: 05 nov. 2018.

ROSA, Natalie. CEO do Snapchat admite que redesign do aplicativo foi “um erro precipitado”. 2018. Disponível em: <https://canaltech.com.br/apps/ceo-do-snapchat-admite-que-redesign-do-aplicativo-foi-um-erro-precipitado-124206/>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Diego mota

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>