Você possui Marketing Pessoal?

Texto 257 - Josué - [ARTE SITE]

 

O competitivo mercado de trabalho requer de seus candidatos uma série de qualidades como proatividade e dinamismo. No entanto, um elemento que, muitas vezes, é deixado de lado e que pode fazer toda a diferença na conquista do emprego dos sonhos é o Marketing Pessoal.

Para Mello (2006), o Marketing Pessoal é composto por cinco ferramentas básicas, as quais são comparadas com: a embalagem do produto (a aparência da pessoa), a higiene pessoal, o conteúdo (competência, caráter, honestidade, fidelidade), a postura física (credibilidade) e a comunicação.

Possuir marketing pessoal não é uma tarefa fácil, pois deve transparecer naturalidade. Segundo Doin (2006), para o marketing pessoal ser eficaz é importante conhecer a dimensão humana e seu aprimoramento pessoal, porque, acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento individual e o sucesso é apenas uma consequência.  A seguir, um checklist para você verificar se possui marketing pessoal ou se precisa começar a desenvolver essa ferramenta:

1- Possuo um objetivo definido. Sei quem sou ou o que desejo ser. Sei como quero ser conhecido.

2- Tenho networking. Conheço pessoas e me relaciono bem com elas, nas quais essas relações trazem resultados positivos.

3- Sou persistente.

“Construir uma marca pessoal não acontece do dia para a noite. Por isso, alguns ingredientes são fundamentais: como resiliência, paciência e, principalmente, persistência. Você vai progredir com o tempo e conseguirá, aos poucos, reservar um lugar sólido para a sua marca no mercado” (MONTEIRO, 2017).

4- Adéquo às situações. Sei a postura, a comunicação e vestuário que usarei independentemente da situação.

5- Busco obter equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Ser uma pessoa equilibrada tanto na vida pessoal e na vida profissional é uma forma de conquistar seu público e transparecer elegância.

6- Tenho bom senso.

“Ser uma pessoa elegante é se pautar pelo bom senso. Observe como empresários de sucesso se portam — muitos deles não são conhecidos, além dos seus negócios bem-sucedidos, por exalarem elegância? Então, inspire-se neles para construir sua marca pessoal” (MONTEIRO, 2017).

Se você não marcou nenhuma opção, passe a desenvolver o Marketing Pessoal, pois, na concepção de Tascin e Servidoni (2005), ele promove o crescimento pessoal e profissional, e, ao utilizá-lo, a pessoa busca constantemente o aprimoramento de seus talentos e competências, através da atualização de conhecimentos específicos e gerais e, com isso, podendo realizar mais facilmente suas metas e objetivos.

REFERÊNCIA:

MONTEIRO, Alexandre. Entenda a importância do Marketing Pessoal para a carreira. 2017. Disponivel em: https://blog.ingagedigital.com.br/entenda-a-importancia-do-marketing-pessoal-para-a-carreira/. Acesso em 10 nov. 2017.

SAWICKI, Danieli Paula; STORTI Adriana Troczinski. Marketing Pessoal e Marca Pessoal: um olhar teórico sobre a importância e principais conceitos. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/150_570.pdf. Acesso em 08 nov. 2017.

TASCIN, Joselane C & SERVIDONI, Renato. Marketing Pessoal: uma ferramenta para o sucesso, Revista Científica Eletrônica de Administração, N 9, 2005. Disponível em:http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/c2JLMq2vZfRUtvB_2013-4-26-12-33-15.pdf. Acesso em: 08 nov. 2017.

 

Josué Paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>