Economia compartilhada e sustentabilidade

Texto 210 - Nícolas [SITE]

Devido o acelerado desenvolvimento humano e as mudanças no estilo de vida da população, o progresso econômico se tornou o principal objetivo da sociedade globalizada e, como consequência, os produtos fabricados e os processos produtivos passaram a agir de forma disfuncional e não sustentável. Por esse motivo, surgiu a necessidade de repensar as relações de consumo, desenvolvendo propostas inovadoras, como a economia compartilhada.

Esse tipo de economia, também denominada consumo colaborativo, é caracterizada como sendo uma maneira sustentável e solidária de consumir. Tendo como lema “usar é melhor do que ter”, essa ação tem foco as gerações futuras, ressaltando a ameaça inerente ao gasto excessivo e insustentável.

O consumo colaborativo tem como premissa básica a construção de benefícios, como economia financeira e de tempo, a todos os envolvidos no processo de trocas e a conscientização de um comportamento ambiental sustentável. Ações com esse cunho já podem ser observadas em todo o mundo, sendo incentivas por empresas e entidades públicas.

Apesar do crescente desenvolvimento da economia compartilhada, em alguns países, como no Japão, esse tipo de ação ainda é limitada, devido às restrições legais, regulatórias e culturais. É necessário eliminar tais obstáculos e buscar desenvolver propostas cada vez mais inovadoras como forma de minimizar as consequências ambientais do consumo exarcebado, reduzindo a quantidade de insumos extraídos da natureza e de lixo produzido nos processos produtivos.

Fontes:

Consumo Colaborativo. Economia Colaborativa – Consumo Colaborativo. Disponível em: <http://consumocolaborativo.blog.br/economia-colaborativa-consumo-colaborativo-exemplos/>. Acesso em: 5 de junho de 2017.

GloboNews. Consumo colaborativo ganha força e combate o desperdício em Berlim. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2016/06/consumo-colaborativo-ganha-forca-e-combate-o-desperdicio-em-berlim.html>. Acesso em: 5 de junho de 2017.

Ponto Urbano. Sobre o consumo compartilhado. Disponível em: <http://pontourbano.net/blog/2016/10/12/sobre-o-consumo-compartilhado/>. Acesso em: 5 de junho de 2017.

nicolas-paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>