Ser líder ou gestor?

Texto 206 - Larissa [SITE]

É com muita frequência que os termos liderança e gestão são usados como sinônimos, porém, existem diferenças que permeiam as definições acerca desses conceitos. Essas, quando conhecidas e exploradas de forma correta, facilitam a identificação dos aspectos que um gestor ou um líder não possuem ou que não os usam da melhor forma.

Para um melhor entendimento, relata-se que liderança está em torno da habilidade de influenciar, de alguma forma, um determinado grupo, visando o alcance de objetivos específicos; já o conceito de gestão está relacionado ao âmbito da autoridade inerente em uma hierarquia formal. Resumidamente, gestão é uma ciência que pode ser ensinada e aprendida, enquanto liderança é algo que permeia as características individuais de uma pessoa.

Todavia, não é impossível que um gestor se torne um bom líder! Alguns aspectos são primordiais para isso, como: construção de equipe, comunicação, inspiração e humildade. Com isso, um gestor-líder contribui significativamente para um bom funcionamento da organização, visto que o alcance efetivo e eficiente de um objetivo é melhor canalizado.

Ser capaz de mesclar suas características de gestor com as que envolvem os termos de liderança é uma habilidade única! A busca por carismas e inspiração é tão necessária quanto um monitoramento eficaz que visa garantir a execução de tarefas, visto que, juntas, essas atitudes viabilizam a formação de um gestor-líder que contribui, de maneira significativa, para uma organização.

Fontes:

Administradores.com. Você é um líder ou um gestor? Por que não os dois?. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-e-um-lider-ou-um-gestor-por-que-nao-os-dois/96247/. Acesso em 23 de maio de 2017.

larissa-silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>