CRM – A gestão de relacionamento com o cliente

Texto 192 - Gisele [SITE]

O Custumer Relationship Management, ou CRM, é um método estratégico que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio e tem como objetivo perceber suas necessidades para que a organização possa atendê-las da melhor forma.

Essa abordagem articula diferentes tecnologias e ajuda a sincronizar as vendas, as estratégias de marketing utilizadas, o atendimento direto com os clientes e o setor de suporte técnico. Dessa forma, a gestão de relacionamento com o cliente atua armazenando informações dos seus consumidores atuais e potenciais através dos sistemas de CRM, que permitem uma aplicação mais eficaz da estratégia. São eles: os sistemas de interação (Call Centers, Sistemas de frente de caixa e o Força de Vendas) e os sistemas de aquisição do conhecimento, que são usados para analisar dados coletados pelos sistemas de interação.

O CRM, quando aplicado às vendas, torna possível analisar a abrangência dos produtos e serviços nas áreas de atuação da empresa, que pode utilizá-lo para segmentar os clientes, planejar campanhas, melhorar as etapas de vendas, gerenciar os melhores contatos e oportunidades e gerenciar o território, verificando qual local aceita melhor o produto.

Portanto, o CRM é essencial para garantir a fidelidade dos clientes, gerenciando o relacionamento com eles através dos sistemas de interação e de aquisição do conhecimento. Além disso, o Custumer Relationship Management faz com que o pagamento não seja o final do processo de compra, mas sim, o início de um processo de pós-venda.

Fontes:

Agendor. O que é CRM? Disponível em <http://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm/>. Acesso em março de 2017.

TV Administradores. O que é CRM? Disponível em <http://www.administradores.com.br/tv/1-em-100/o-que-e-crm/235/>. Acesso em março de 2017.

gisele-moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>