Resenha do livro Marketing 3.0

Artigo 30 Yara

Atualmente, na era do Marketing Colaborativo ou 3.0, como sugere Kotler (2010), um novo conceito de marketing surge com foco na satisfação das necessidades do indivíduo como ser humano. Depois de passar pelas eras 1.0, centrada no produto, e 2.0, com foco no consumidor, a nova versão é voltada para os valores.  Neste cenário, os profissionais da área concebem as pessoas como seres plenos, isto é, com mente, coração e espírito.

O autor apoia o Marketing 3.0 em três elementos chaves: o marketing colaborativo, caracterizado pelo consumidor que utiliza a internet como meio para disseminar valores; marketing cultural, conforme a globalização impulsiona as nações em termos socioeconômicos e culturais; e o marketing espiritual, indicando que consumidores estão em busca de algo que satisfaçam seu lado espiritual.

Assim, ressalta-se a importância da empresa trazer esse modelo de negócio desde sua missão, visão e valores com foco em atender sua proposta de valor em primeiro lugar, enquanto os retornos financeiros são apenas consequências. Ademais, é abordado o conceito de negócios sociais como organizações que desde o seu nascimento têm como objetivo contribuir com o bem-estar da sociedade. Exemplos de negócios sociais cearenses são: o Banco Palmas, banco comunitário que oferece micro crédito, capacitação para pequenos empreendedores e canais de comercialização de seus produtos; e o Quadrado Mágico, que oferece aulas e exercícios interativos online.

Portanto, o Marketing 3.0 foi fundamentado no propósito do ser humano em fazer parte de uma sociedade melhor e contribuir com o bem-estar próprio e dos demais através do consumo consciente, buscando transformar e causar impacto de forma colaborativa por meio da internet, em um mundo globalizado, satisfazendo sua essência.

O livro traz aos estudantes e estudiosos da área uma visão completa da nova perspectiva do Marketing, descrevendo a conjuntura atual frente à passada, de forma enriquecedora e empolgante. A leitura é acompanhada por muitos exemplos e contextualizações práticas de organizações bem conhecidas, o que facilita o acompanhamento do conteúdo. Além disso, o autor reúne as melhores referências do mercado em cada capítulo, instigando um aprofundamento pelo assunto.

Fontes:

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; tradução Ana Beatriz Rodrigues. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Anexo VI – Banco de Ideias: Exemplos de Negócios Sociais no Brasil. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anexo_VI_-Exemplos_de_Negocios_Sociais_no_Brasil.pdf> Aecesso em 15 de junho de 2015.

Yara barreto

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