Liderança e delicadeza: o líder no século XXI

Artigo 31 Tielly

Como se define o líder nas organizações contemporâneas? É pela autoridade imposta exercida ou pautada em aspectos sociais? A partir destas indagações que autores como Kotler (1990), Zaleznick (1997) apud Domingos (2011) se propuseram a analisar e compreender as particularidades – principalmente os aspectos sociais e motivadores – dessa função. Assim, o estudo de liderança passou a significar mais que autoridade, sendo alicerçada sobre noções sociais de empatia, cordialidade e respeito pelo outro, o que contribuiria em uma característica necessária e primordial para a liderança: a delicadeza.

Pensar em delicadeza em um momento onde a produtividade é o objetivo principal e existe a ocorrência de um déficit simbólico no indivíduo e da sociedade (MATOS, 2008) é refletir além do óbvio, do lugar comum; é compreender a singularidade da liderança.

Neste contexto, a liderança surge então como uma conexão multifacetada entre a sociabilidade e Administração, o que consiste em um novo modo de gerenciamento de organizações, onde o líder se caracteriza como complexo e aberto a novos métodos a fim de obter resultados.

Fontes:

MATOS, Olgária. O mal-estar na contemporaneidade: performance e tempo. Disponível em < http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n101/a08.pdf > Acesso em 15 de maio de 2015.

DOMINGOS, Maria Eulália. A Liderança sobre a perspectiva do outro: uma investigação sobre empatia, o respeito, a cordialidade e seus efeitos no desempenho profissional, pessoal e organizacional. Dissertação: Universidade Católica Portuguesa, 2011.

Tielly Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>