Decidir: um risco necessário

Artigo - Adriana - Decidir um risco necessário

Mudança e inovação são características necessárias às empresas atualmente. Primeiro, por causa da globalização que aumentou a competitividade, e, segundo, por que dependendo da mudança, essa pode atingir a qualidade de vida dos colaboradores e consequentemente os resultados da empresa.

Empresas com uma cultura institucional burocrática e rígida aparentemente parecem não funcionar perante uma idealização de sistemas participativos e democráticos, esses cada vez mais citados e protegidos na sociedade atual. A escolha de uma transição de uma cultura rígida para uma participativa é comum ocorrer quando os objetivos da empresa não estão sendo alcançados.

Não foi bem o caso da metalúrgica Flexform, a qual mudou de uma gestão rígida para uma gestão participativa afim de melhorar a satisfação dos seus funcionários e dar-lhes autonomia para criar.Mesmo antes, os resultados eram excelentes, mas as reclamações dos funcionários eram muitas.

Assim, o presidente da Flexform, Pascoal Iannoni, passou a aplicar essa cultura participativa e percebeu como pessoas motivadas e com liberdade para trabalhar podem demonstrar mais proatividade e potencial, alcançando até mesmo melhores resultados na empresa.

Portanto, a forma como que se lidera dentro de uma empresa pode não ter somente o objetivo de alcançar os melhores resultados. Os meios para alcançá-los podem, e muitas vezes devem, vir antes dos resultados. A valorização do patrimônio intelectual e humano é, pois, o principal meio para satisfação dos colaboradores, além de ser uma vantagem competitiva.

Fonte: Decisão Difícil. Revista Você S/A, As melhores empresas para você trabalhar, São Paulo, p. 66, 30 out. 2014.

Adriana Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>