De acordo com Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching e especialista em carreiras, o gerente de uma empresa é o profissional responsável pela produção de toda sua equipe. Desta forma, é necessário que este profissional seja um excelente gestor, com elevadas habilidades interpessoais e com alto grau de conhecimento sobre os diferentes tipos de pessoas. Só assim será possível conduzir e liderar de forma efetiva o grupo que está sob seu comando.
O texto aponta oito características importantes que todo gestor deve saber sobre os diferentes tipos de pessoas, citadas logo abaixo:
- Cada pessoa deve ser tratada como um indivíduo singular, pois ninguém é igual a ninguém. Cada um possui características diferenciadas.
- Por ser um indivíduo singular, cada pessoa possui uma personalidade diferente, o que torna o ambiente de trabalho bem dinâmico.
- As pessoas são completamente imprevisíveis. É preciso estar preparado para qualquer tipo de reação.
- As pessoas são egoístas. Sempre pensam primeiro no seu bem estar e, somente depois, pensam no bem estar do outro.
- Mesmo sendo egoístas, as pessoas podem ser generosas, pois prezam muito o trabalho em equipe e gostam de ajudar quando algum colega se encontra em uma situação indesejada.
- As pessoas são volúveis. A forma utilizada na semana passada pode não funcionar no dia de hoje.
- As pessoas são medrosas e, por este motivo, podem acabar realizando uma produção ineficiente.
- Pessoas gostam de ser lideradas. Se não for o gerente responsável, será outro profissional que irá exercer esta posição de liderança.