Sem dúvidas, as organizações vivem um novo momento, caracterizado pela ênfase nas pessoas como ativos de alto valor. As empresas buscam, a cada dia, gestores com capacidade para extrair o melhor dessas pessoas. Diante disso, o grande desafio é mantê-las motivadas a despenderem seus esforços em favor da empresa, valendo-se de seu potencial intelectual e criativo.
Para Thompson, criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles. A criatividade tem sido vista como um diferencial no mercado de trabalho. Mas, como podemos ser criativos? Confira 8 dicas para estimular novas ideias:
- Seja observador – tenha uma visão mais atenta, mais crítica, tente ver as situações sob diferentes perspectivas.
- Seja curioso – explore novos ambientes, busque o conhecimento, aprenda coisas novas e não tenha vergonha de perguntar.
- Seja um bom ouvinte – saber ouvir é muito importante. Escute atentamente, compreenda, reflita e, se necessário, dê seu feedback.
- Saia da sua zona de conforto – ficar aí parado não fará de você uma pessoa criativa. Produzir algo original exige esforço, portanto, não se acomode. Busque a criatividade, não espere ela vir até você.
- Perca o medo de errar – tudo o que é novo é passivo de rejeição. Não considere suas ideias absurdas pelo medo de errar ou pelo que os outros vão pensar de você, talvez elas só precisem ser amadurecidas. Só não erra quem não tenta.
- Trabalhe em equipe – a troca de experiências pode ser uma importante fonte de criatividade. Aproveite ao máximo essas oportunidades.
- Mantenha seu pensamento livre – se estivermos muito ansiosos por uma solução que não vem, um conselho é se desligar um pouco, deixe as ideias fluírem. Às vezes, elas vêm quando menos esperamos.
- Durma bem – é bem difícil ser criativo quando se está cansado, portanto, valorize seus momentos de descanso.
Fontes: