Trade de Marketing: A verdade por trás das compras

Trade Marketing - Conheça Seu Significado - Marcus Marques

Hodiernamente, é possível notar que uma das principais formas de lazer dos jovens é realizar compras, seja de vestuário, eletrônicos, acessórios e até mesmo de comida. Entretanto, algo que provavelmente a maioria das pessoas não percebem, são as estratégias de um famoso tipo de Marketing, responsável pela atração dos usuários e pela influência no desejo de compra. Se você nunca ouviu falar de Trade de Marketing, esse texto vai lhe ajudar a entender mais sobre o assunto, tendo como objetivo provocar uma autoanálise do seu comportamento de compra.

O Trade de Marketing, ou Marketing de Varejo, como também é comumente conhecido, é definido como um conjunto de metodologias voltadas para a exposição estratégica de produtos nos canais de venda, principalmente nos centros de distribuição, fazendo com que o público-alvo consiga visualizar adequadamente em prateleiras e gôndolas, nos mais diversos setores, os bens de consumo que são ofertados (CASTRO, 2019). As empresas tentam ao máximo fazer com que os diversos shoppers – compradores – consigam ser convencidos e atraídos a quererem comprar estes bens (SECCO, 2020). Todavia, mais do que simplesmente gerar visibilidade, essa vertente do marketing é utilizada com o propósito de fixar o posicionamento, tanto da marca como do produto, dentro de seu mercado (CASTRO, 2019; SECCO, 2020).

Em sua maioria, estas estratégias se encaixam como uma espécie de quebra-cabeça, formando um plano estratégico muito maior. Não é por acaso que muitas das vezes quando saímos de casa para fazer compras, existe a grande possibilidade de realizarmos algumas delas por impulso. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz no ano de 2014, mais da metade dos consumidores brasileiros admitem ter realizado alguma compra por impulso entre os três meses anteriores a pesquisa. Podemos entender então que isso acontece principalmente porque diferentes dos outros tipos de Marketing, o Trade é focado apenas para o Ponto de Venda (PDV), possuindo assim estratégias que se traduzem de diversas formas dentro do mesmo, como relata a pesquisa feita pela Associação POPAI Brasil em 2010 que comprova a influência do PDV na compra de produtos, em um índice de 76%.

É muito comum que, nos meses com alguma data comemorativa, as empresas utilizem a ocasião para dar destaques aos seus produtos. No Mês da Páscoa por exemplo, quando você passa por supermercados ou lojas, os primeiros bens de consumo vistos nas vitrines são os Ovos de Páscoa; no Mês das Mães, os celulares, eletrônicos e eletrodomésticos; no Dia das Crianças, os brinquedos. Perceba que isso tudo se adapta com o intuito de fazer o cliente olhar para loja e ser atraído para dentro da mesma. É a partir deste ponto que será possível distinguir muitas das estratégias assim utilizadas pelo Trade de Marketing.

Depois de, vitoriosamente, a empresa ter conseguido atrair sua atenção e feito você entrar na loja, tudo que lá se encontra, todo o layout, é pensado e planejado para dar continuidade a esse plano estratégico. É muito comum entrarmos em lojas e supermercados e encontrarmos em seu layout ilhas de produtos, estas prateleiras, em sua maioria redondas ou quadradas, são posicionadas no meio do supermercado, e enfeitadas com bens materiais que se destacam aos olhos dos clientes, e os induzam a compra-los. Estes bens em sua maioria variam – assim como nas vitrines – dependendo das datas comemorativas do mês em questão, assumindo como exemplo o dia dos namorados que é muito comum encontrar nessas prateleiras chocolates que estão em promoção naquele mês justamente por causa da data comemorativa, motivo pelo qual os clientes se sentem atraídos a compra-los para dar de presente ao seu namorado(a), parceiro(a) e até mesmo crush.

Outra estratégia do Trade de Marketing presente dentro das lojas e supermercados é a de induzir as pessoas a andarem o máximo possível pela mesma, afim de aumentar a possibilidade deste criar interesse por um outro bem de consumo, como também utilizam aromatizantes nas prateleiras que fomentam essa percepção e interesse pelo produto. Um exemplo disso seria quando os shoppers precisam ir até o fundo do supermercado ou da loja para conseguir pegar seu produto, e ao fazer este percurso ele se depara com prateleiras de pacotes de pipoca, e sente ao mesmo tempo um grande cheiro da mesma, fazendo com que os seus sentidos sejam automaticamente trabalhados, despertando a vontade come-la enquanto assistir um filme em casa com a família, ou até mesmo com o amor da sua vida. Sendo assim, no final as pessoas chegam ao caixa com o produto que queriam e de sobra, alguns outros que nem pretendiam comprar, mas que se interessaram ao andar pela loja.

São padrões de compra como esse que o Marketing de Varejo visa analisar, para assim englobar o máximo possível de clientes nessa situação e nas mais diferentes datas especiais. Porém, depois de ter apresentado tudo isso sobre o Trade de Marketing, fica a dúvida: no que saber identificar estas estratégias vai auxiliar no cotidiano? É evidente que elas são bastante convincentes, mas ter conhecimento sobre as mesma, lhe permite olhar com o bom senso os mais diversos bens de consumo e indagar se realmente aquilo vai ser preciso agora ou se pode esperar; se ele realmente é importante, ou só um desejo de consumo. É pensando deste jeito que você consegue regular suas compras e passa a não ser deixado convencer facilmente.

REFERÊNCIAS:

SECCO, Arielli. Trade Marketing: O Que É, Qual Sua Importância E Como Aplicar Essa Estratégia. Club do Trade, INVOLVES Club. jun. de 2020. Disponível em: https://clubedotrade.com.br/blog/trade-marketing/. Último acesso: 15 julho de 2020.

CASTRO, Ivan N. O que é Trade Marketing e como captar a atenção dos consumidores e incentivar o desejo de compra. Blog Marketing de Conteúdo, Rock Content. abr. de 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/o-que-e-trade-marketing/. Último acesso: 15 julho de 2020.

BRASIL, SPC; FELIZ, Meu Bolso. 52% dos brasileiros fizeram alguma compra por impulso nos últimos três meses. SPC Brasil, site oficial. mai. de 2014. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas/39752dosbrasileiros fizeramalgumacompraporimpulsonosultimostresmesesrevelaspcbrasil. Último acesso: 15 julho de 2020.

BRASIL, Popai. O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados. PDV News. jun. de 2010. Disponível em: http://www.pdvnews.com.br/popai-brasil-apresenta-pesquisa-sobre-comportamento-do-consumidor-em-super-e-hipermercados-3a-medida/. Último acesso: 15 julho de 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 19.09.2020.

Por: Jeferson Costa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>