A importância da Missão, Visão e Valores dentro de uma Organização.

Qual é a Missão, Visão e Valores da sua Ótica? – Blog Optidados

Esse tripé, muito conhecido no mundo das organizações, várias vezes é deixado de lado ao não ser levado a sério. A missão, a visão e os valores são características das instituições formais, sendo indicadas para todos os portes – pequenas, médias ou grandes empresas – e servem como direcionamento para os processos e decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia.

Para iniciar, é importante entender o que significa cada um. Segundo Lívia Caixeta (2017), a missão é a razão de ser da empresa, o propósito fundamental pela qual foi criada, tomando o Google como exemplo, temos a seguinte missão: “Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”. Já a visão, conforme Guilles de Paula (2015), representa um estado futuro, ou seja, onde a organização almeja chegar, como a Samsung, com a visão: “Inspire o mundo, crie o futuro”, refletindo o compromisso em transformar o mundo eletrônico com produtos inovadores e soluções criativas. Por último, ainda segundo Paula (2015), os valores são o conjunto de princípios e crenças fundamentais de uma empresa. A Unimed, cooperativa de assistência à saúde, por exemplo, tem como valores a segurança, o respeito, a cortesia com resultados e a agilidade. A partir disso, todos os processos da Instituição são definidas e postos em prática. Logo, é evidente como esses três aspectos citados são fundamentais e demonstram a especificidade de cada empresa.

Sendo assim, com os objetivos esclarecidos, o regedor é capaz de refletir sobre o papel do seu negócio na sociedade e o porquê este tem o melhor produto. O trio faz com que os empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados, proativos, e, como consequência, se orgulharem do trabalho feito. Por conseguinte, essa tríade também faz parte do planejamento estratégico da corporação. E ressalta a importância do completo alinhamento das partes, delimitação de atividades e da comunicação exata e coerente à todos, possibilitando a harmonia entre os colaboradores e a empresa. A quebra de um desses competentes podem gerar conflitos, assim, é de extrema valia analisar cuidadosamente a contratação de cada funcionário.

Logo, uma organização, independente do porte, número de funcionários, tempo no mercado e experiência, quando não possui as suas missões, visões e valores alinhados, em algum momento, durante a sua trajetória, vão encontrar dificuldades de prosseguir, e as possibilidades de perder o foco, tomar decisões erradas e desnecessárias serão muito altas.

Igualmente, nas empresas onde já estão delimitados esses três aspectos, é comum encontrá-los expostos enquadrados em um lugar de destaque dentro da Instituição. Porém, eles não devem ser apenas ilustrativos ou decorativos. Portanto, essas poucas palavras, ou frases extensas, pela sua importância, necessitam, como foi exposto, serem valorizadas, é um grande diferencial e demonstra profissionalismo no negócio.

REFERÊNCIAS

AUTOR, Sem. Blog Missão, Visão e Valores: Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA. Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. 2011. Disponível em: <https://missaovisaovalores.wordpress.com/tag/samsung/>. Acesso em: 26 mar. 2020.

GOOGLE. Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. Disponível em: https://about.google/intl/ALL_br/. Acesso em: 26 mar. 2020.

CAIXETA, Lívia. A importância da Missão, Visão e Valor de uma empresa. Disponível em: <https://www.racecomunicacao.com.br/blog/a-importancia-da-missao-visao-e-valor-de-uma-empresa/>. 2017. Acesso em: 19 mar. 2020.

PAULA, Gilles B. de. Missão, Visão e Valores – A forma mais simples e poderosa de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa. 2015. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/missao-visao-e-valores/. Acesso em: 19 mar. 2020.

ANJOS, Mirtes. A importância da comunicação da missão, visão e valores para os empregados. Disponível em: https://casperlibero.edu.br › wp-content › uploads › 2017/09 › 4-A-import…. Acesso em: 26 abr. 2020.

NAKAWAGA, Marcelo. Ferramenta: MISSÃO, VISÃO, VALORES (CLÁSSICO). Disponível em: https://pt.slideshare.net/vagnerfd/misso-viso-valores-clssico. Acesso em: 25 abr. 2020.

MISSÃO, visão e valores. [s. I]: Instituto Montarani, 2015. (14 min.), son., color.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 05.09.2020.

Por: Thainá Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>