E-sports: como o mercado esportivo vem reagindo a essa nova modalidade?

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Você sabe o que é o e-sport? Não?! E-sport é a mais recente modalidade de competições em esportes eletrônicos. Com certeza, você já deve ter escutado algo sobre essas competições e como esse ramo dos gamers vem tomando um espaço muito maior no mercado esportivo. De acordo com Coelho (2018), a influência digital dos atletas e dos grandes times profissionais fez com que os games movimentassem US$91 bilhões em 2017, superando em quase 40% o valor do mercado de cinema e música somados.

Ademais, até mesmo o Brasil, conhecido como “o país do futebol”, vem se rendendo a esta nova modalidade esportiva e grandes times profissionais no ramo do futebol já aderiram ao universo gamer. O Corinthians por exemplo, que além de atuar nas mais diversas áreas – inclusive do e-sport -, já possui títulos importantes e de peso. Sabia que o time profissional de free fire deles foi fundado em 2019 e no mesmo ano já foi campeão mundial? Além disso, o Santos, em 2016 consagrou-se campeão no primeiro campeonato brasileiro de  Pro Evolution Soccer (PES).

Dentro desse mercado de e-sports, o Brasil, tornou-se o líder na América Latina e décimo terceiro no ranking mundial em movimentações, tendo uma participação de mais de US$ 1,3 bilhão(Coelho, 2018). De acordo com indivíduos bem sucedidos em análise no campo da economia, em cinco anos haverá mais gente praticando e-sports, como Counter Strike, League of Legends, Free Fire entre outros, do que esportes “tradicionais”, como a corrida, futebol e natação (MKT, 2017).

Diante dessa nova fase, o mercado em geral vem se transformando e adaptando às novidades. Buscando integrar-se com a nova realidade, a produção de “computadores gamers” e celulares mais eficientes vêm aumentando, assim como a procura. Como também o investimento dos times em influencers, não só mais em pro players (jogadores profissionais), com a visão com a visão de lucrar nas competições, além de divulgar seus times e criar uma interação maior com o público. Para isso, os influencers utilizam as redes sociais, o youtube e plataformas exclusivas de streaming, ressaltando a adesão do público às novas modalidades de distribuição de conteúdo digital.

O e-sport, apesar de muitos acreditarem ter grandes desvantagens, como o afastamento da vida real para focar somente nos jogos, possui também grandes vantagens, como ser uma modalidade altamente adaptável o que a torna mais inclusiva em relação aos esportes tradicionais.

REFERÊNCIAS

COELHO, João Guilherme. E-SPORTS: A CRESCENTE DO MUNDO DIGITAL NO MERCADO ESPORTIVO. 2018. Disponível em: https://www.inspersb.com/conteudos/e-sports-a-crescente-do-mundo-digital-no-mercado-esportivo. Acesso em: 12 maio 2020.

FURTADO, Tatiana. EXPONENCIAL DO E-SPORTS: com mercado bilionário, jogos eletrônicos já ultrapassam esportes tradicionais em audiência. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/de-nerds-ciberatletas-crescimento-exponencial-do-sports-21233721. Acesso em: 12 maio 2020.

MKT, Running Sports. E-SPORTS: A GRANDE MUDANÇA NO MERCADO ESPORTIVO JÁ CHEGOU. 2017. Disponível em: https://www.webrun.com.br/blog/e-sports-grande-mudanca-no-mercado-esportivo-ja-chegou/. Acesso em: 12 maio 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO FEITA EM: 11.06.20.

 

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