A Importância da Dinâmica de Grupo no Processo Seletivo

processo_seletivo

 

Você já deve ter participado de algum processo seletivo ou, se não, conhece alguém que já participou para concorrer a uma vaga de alguma bolsa na universidade ou para de emprego. É fato que, praticamente em todo processo seletivo, as dinâmicas de grupo estão presentes. Algumas pessoas gostam e outras odeiam, mas, independente disso, elas estarão lá e você, como candidato, precisará passar por elas para conseguir a sua tão almejada vaga. Mas afinal, para que elas servem?

Com o passar do tempo, as empresas começaram a investir cada vez mais tempo e recursos em seus processos seletivos, que se tornam, muitas vezes, longos e complexos. Isso se deve ao fato de que, principalmente no Brasil, as despesas com contratação de pessoal são umas das maiores do mundo. Portanto, investir nesses processos se torna viável para garantir a contratação de um candidato com “a cara da empresa”, ou seja, ideal para preencher a vaga. Caso contrário, a organização corre o risco de contratar um funcionário que não se identifica com sua função ou que não pretende ficar muito tempo naquele emprego. Parece não ser algo muito grave, mas esse tipo de problema gera muito prejuízo de tempo e dinheiro, já que será necessário abrir outro processo de recrutamento e seleção enquanto uma vaga estará ociosa.

A grande dúvida que fica na cabeça de quem está prestes a entrar no mercado de trabalho é “como se preparar para uma dinâmica de grupo?” e a resposta para essa pergunta é “não é possível”. Uma das funções dessas dinâmicas é de fazer o candidato agir naturalmente, não é possível treinar ou ensaiar antes. As dinâmicas de grupo fazem parte de umas das etapas mais importantes num processo seletivo, pois, através de jogos e de atividades, permitem que os avaliadores identifiquem traços de personalidade e de comportamento dos candidatos que não são identificados em outras etapas como na análise de currículo ou nas entrevistas.

É importante destacar que essas atividades em grupo possuem base em estudos psicológicos, ou seja, foram elaboradas por profissionais da área comportamental e, por isso, permitem, por exemplo, identificar o grau de proatividade de uma pessoa, apontar quem possui um perfil de liderança ou até mesmo quem possui facilidade para trabalhar em grupo. Portanto, é de interesse das organizações que precisem preencher vagas adequar essa importante etapa em seus processos de seleção.

 

Referências:

GASPARINI, C. 7 perguntas e respostas sobre dinâmicas de grupo. Revista EXAME. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/7-perguntas-e-respostas-sobre-dinamicas-de-grupo/> Acesso em: 29 mar. 2019.

KENOBY. Dinâmicas de grupo:saiba tudo sobre a sua importância! Disponível em: <http://www.kenoby.com/blog/dinamicas-de-grupo/> Acesso em: 29 mar. 2019.

MARQUES, J. R. Entenda a importância da dinâmica em grupo em processos seletivos. Blog do JRM. Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/dinamica-em-grupo/>. Acesso em: 29 mar. 2019.

matheuys

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>