A Importância da Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho e Como Trabalhá-la

Resultado de imagem para ambiente de trabalho

Primeiramente, Inteligência Emocional (IE) é um conceito da psicologia que significa a capacidade de reconhecer, avaliar e saber lidar com os seus próprios sentimentos e os dos outros, com o objetivo de alcançar resultados positivos, que valem tanto para a vida pessoal quanto profissional.

No ambiente de trabalho, o profissional passa por diversas situações com as quais necessita saber lidar para contornar ou solucionar da melhor forma, e, para isso, ele precisa ter capacidade emocional para gerir suas atitudes e ser capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu próprio desempenho e o de seus colegas. O desenvolvimento da IE também é de grande importância para se tornar um bom líder, pois este, além de trabalhar gerindo e guiando outras pessoas, está inserido em um cenário que exige bastante jogo de cintura e que pode levar suas emoções ao limite. Em tempos de crises ou grandes mudanças, por exemplo, os líderes estão inseridos em uma atmosfera que os expõe a muita pressão física, mental e psicológica, afinal é ele quem está à frente das decisões da equipe, que provavelmente também está sentindo os efeitos desse ambiente.

Ademais, saber gerir o próprio fluxo de emoções e saber refrear os impulsos, por vezes causados por estresse, é uma qualidade imprescindível para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com a equipe, pois torna o ambiente de trabalho mais cordial, facilita a convivência entre os membros, aumenta a excelência do desenvolvimento das atividades e contribui para o crescimento de todos de maneira geral.

Assim, como é possível desenvolver mais essa habilidade e se tornar um profissional de excelência? Existem algumas práticas e pequenas ações que podem ser trabalhadas no dia a dia, sendo elas:

  • Atente-se a seus comportamentos (autoconhecimento emocional):Observe como você se comporta quando está sentindo certas emoções, analise suas respostas emocionais e físicas aos diversos acontecimentos e como elas afetam sua vida (de forma negativa ou positiva). Uma vez se tornando consciente destes aspectos, o chamado autoconhecimento emocional, fica mais fácil julgar e começar a atribuir rótulos ao seu comportamento.
  • Controle emocional (saiba lidar com emoções negativas): Todos passam por momentos de estresse, frustração e raiva. São emoções com as quais o ser humano lida durante toda sua vida. Dessa forma, o primeiro passo é compreender que todos os sentimentos e emoções que surgem nos momentos de crise e estresse no trabalho têm razão e valor para existirem. Como você lidará com eles será essencial para se tornar um profissional de sucesso e livre de frustrações.

A chave não está na supressão dos sentimentos ruins e sim na dosagem e equilíbrio destes com relação às circunstâncias das situações as quais você é exposto.

  • Seja empático (saiba se colocar no lugar do outro): Um indivíduo que se põe no lugar do outro é considerado alguém com elevada inteligência emocional, isso porque consegue enxergar as situações aos olhos do outro e entender o que ele sente, o que facilita a comunicação e resolução de conflitos. Ao se colocar no lugar de seu colega de trabalho ou gestor, você pode entender o que ele está sentindo e o porquê de estar agindo de tal maneira, e acabar os respeitando mais e até deixando de entrar em conflito, abrindo espaço para uma colaboração mútua.

Muitas são as técnicas para se alcançar a desejada inteligência emocional, mas não é algo que irá ser adquirido rapidamente. São atitudes inteligentes advindas de um aprendizado diário consigo mesmo e com a convivência com o próximo, que com o tempo viram excelentes hábitos. Estes essenciais para todos os colaboradores e líderes manterem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

REFERÊNCIAS 

FEBRACIS – COACHING INTEGRAL SISTÊMICO (Comp.). Os 5 pilares da inteligência emocional e como aplicar. Disponível em: <https://www.febracis.com.br/blog/5-pilares-inteligencia-emocional/>. Acesso em: 05 maio 2019.

HIPERCULTURA (Comp.). O que é e como desenvolver inteligência emocional. Disponível em: <https://www.hipercultura.com/o-que-e-e-como-desenvolver-sua-inteligencia-emocional/>. Acesso em: 05 maio 2019.

MARQUES, José Roberto. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO, POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE? 2018. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/inteligencia-emocional-trabalho-importante/>. Acesso em: 05 maio 2019.

 

Fotinhas (atualizadas 2019.2)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>