“Eu ouvi um rumor…” A dualidade dos boatos nas organizações.

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A adaptação da série de quadrinhos Umbrella Academy, produzida pela Netflix, conta com uma série de poderosos e cativantes personagens. Dentre eles, temos Allison Hargreeves, a “número três”, cujo poder é controlar pessoas com qualquer frase que se inicie com “eu ouvi um rumor…”, manipulando-as ao seu favor. Para uma organização, a palavra falada, os boatos, podem ser uma ferramenta muito útil para disseminar sua marca, mas será mesmo que os rumores conseguem auxiliar as empresas?

Atualmente a publicidade, a propaganda, e outros aspectos do marketing de qualquer empresa precisam se adequar não só à dinâmica do mercado, mas também aos meios de comunicação pelos quais elas se propagam. Um desses meios é o buzz marketing, também conhecido como marketing boca-a-boca, que é uma forma gratuita de promover, de forma oral ou escrita, produtos, serviços, empresas ou eventos sem a necessidade de divulgação da empresa, apenas pelos consumidores relatando suas experiências com determinado produto ou serviço. Esse tipo de ferramenta reflete bastante na credibilidade das organizações, pois um feedback positivo reflete na confiabilidade que a empresa passa para o público, mas vale lembrar que o contrário também é válido. Os rumores, que são justamente esse repasse de informações (boca-a-boca) entre clientes sem intervenção direta da empresa, em sua dualidade, também criam espaço para comentários negativos, que podem manchar a reputação e a credibilidade de uma organização caso seus produtos não supram as necessidades de seus clientes.

É válido ressaltar que esse tipo de marketing, sozinho, não é algo inteiramente válido na hora de divulgar os produtos ou serviços de uma empresa, pois ele exige um conhecimento prévio dos consumidores sobre a organização e sobre o produto. Qualidade é algo essencial para garantir que o retorno de seus clientes seja positivo, gerando confiabilidade na sua marca o suficiente para disseminá-la entre seus conhecidos, tanto em empresas novas quanto em empresas já consolidadas, mas percebemos que estas possuem maior facilidade em captar a confiança de sua clientela, visto seu longo tempo de mercado.

Os rumores, o boca-a-boca, podem ser extremamente úteis para disseminar sua marca entre seus clientes, mas estes são difíceis de controlar e nunca devem ser utilizados, sozinhos, para expor sua organização. Entretanto, são uma ótima ferramenta a ser adquirida ao longo da trajetória da sua empresa, ao se criar uma relação forte entre produto e cliente, e confiança em sua marca. Eu ouvi um rumor… de que empresas que consolidam seus clientes têm mais chances de se tornar gigantes no mercado.

REFERÊNCIAS:

ARICETO, Natascha. Como divulgar minha empresa com três poderosas ferramentas de comunicação. Disponível em: <https://mgapress.com.br/blog/como-divulgar-minha-empresa-com-tres-poderosas-ferramentas-de-comunicacao/>. Acesso em: 29 de abril de 2019.

FANDOM, The Umbrella Academy, Allison Hargreeves. Disponível em: <https://umbrellaacademy.fandom.com/wiki/Allison_Hargreeves_(Netflix)>. Acesso em: 12 de abril de 2019.

IBGPAT, Rumores que matam a empresa. Disponível em: <http://www.ibgpat.org.br/rumores-que-matam-a-empresa/>. Acesso em: 12 de abril de 2019.

WIKIPEDIA. Marketing de boca a boca. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_boca_a_boca>. Acesso em: 29 de abril de 2019.

 

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