Como combater o machismo nas organizações?

site

É lamentável que, em pleno século XXI, milhares de mulheres ainda sofram com o machismo todos os dias. Criticadas pelo modo de agir, vestir e pensar, muitas delas tem seus direitos reprimidos, e, assim, são impossibilitadas de se expressar livremente.

Seguindo essa linha, a cultura machista também encontra-se incorporada em algumas organizações, por meio da desconsideração das ideias femininas, recebendo salário inferior exercendo o mesmo cargo, além da intensa sexualização e do tratamento de inferioridade com as mulheres. Todavia, muitas vezes, essa desvalorização ocorre de maneira inconsciente, o que faz com que homens e mulheres não lutem ferozmente por tornar essa realidade diferente, como também não saibam como lidar em relação ao assunto. Devido a isto, é necessário prestar atenção e agir. Sendo assim, a lista abaixo contém algumas formas de se combater essa cultura nas organizações, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais agradável e de melhor convívio.

      1. Escutar a fala de uma mulher sem interromper ou subestimar

Durante reuniões, existem casos de interrupção desnecessária da fala das mulheres, além de desacreditar os argumentos das mesmas, também, é comum só querer tratar dos negócios na presença de um homem.

      2. Não fazer piadas sexistas ou comentários maldosos

Piadas chamando as mulheres de histéricas ou loucas, ou até mesmo brincando com a TPM é uma realidade vivida por diversas mulheres, o que acaba por gerar constrangimento.

      3. Evitar cantadas que parecem elogios

O ambiente é de trabalho, sendo assim,é errado sexualizar a mulher e fazer cantadas que causem desconforto. Caso presencie uma cena, converse e, se necessário, relate o caso ao departamento de Recursos Humanos.

      4. Não colocar as mulheres umas contra as outras.

O mercado de trabalho já é competitivo por si só, mas devido ao machismo intenso nas organizações, há a sensação de que não possui espaço para as mulheres, sendo assim, acabam por competir entre si. Esse sentimento é diversas vezes incentivado através de comentários denigrindo e subestimando uma mulher em relação a outra.

Para tornar o ambiente de trabalho em um local de qualidade para ambos os sexos, o primeiro passo é notar que a diferença é existente e que ela deve ser extinta e, após isso, possuir uma maior sensibilidade para lidar com o tema. O machismo não deve ser combatido apenas para ajudar as mulheres, mas também para tornar as relações mais igualitárias e justas, sendo dever de todos lutar por isso.

Referências

DOS SANTOS, Beatriz. TREVISAN, Rita. Mulheres contam como encaram o machismo em empresas de tecnologia. Disponível: <https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/21/cybermachismo-em-empresas-de-tecnologia-preconceito-ainda-e-desafio.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 01 de agosto de 2018.

MENINI, Laís. Sinais de machismo no ambiente de trabalho. Disponível em: <https://www.profissas.com.br/sinais-de-machismo-no-ambiente-de-trabalho/>. Acesso em : 02 agosto de 2018.

Marianne

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>