In game advertising: A publicidade dentro de seus jogos

Imagem1 Quantas vezes você já se deparou com logomarcas nos games eletrônicos que você costuma jogar? É bem comum ligar seu videogame no PES 2018, 2017 etc. e ser bombardeado por logomarcas, dos mais diversificados ramos empresariais, como por exemplo, a Hyundai, Sony, Heineken. Além disso, você, repentinamente, pode se deparar com um outdoor da Burger King em meio a uma luta no Mortal Kombat. Dessa forma, visualizam-se os mais diversos games eletrônicos como fortes instrumentos de marketing, no âmbito de divulgação de marcas. A estratégia descrita nesses casos é denominada In game adversiting.

In game adversiting é um termo em inglês utilizado para representar a inserção da publicidade tradicional como outdoors, faixas e elementos reais de uma marca no ambiente virtual do jogo, podendo ser visualmente dinâmico ou estático. Essa estratégia consiste na venda de espaços virtuais dos games para as empresas, da mesma forma que ocorre com os comerciais de TV, com faixas de preços que variam de acordo com o horário acessado, número de inserções de publicidade e tamanho da propaganda.

Não é novidade que as pessoas, principalmente na era digital, busquem, em seus tempos de ócio, alguma forma lúdica de entretenimento. Dessa forma, os jogos se apresentam como uma forma de ocupação do tempo, longe dos estresses das obrigações cotidianas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Target Group Index, do IBOPE Media, 41% das pessoas nas principais regiões metropolitanas brasileiras asseguram ter um console de videogame. Vislumbrando a popularidade dos jogos eletrônicos, algumas empresas enxergam essa situação como uma oportunidade de divulgação de suas marcas, visando os mais diversificados públicos alvos que essa plataforma abrange.

Godoy (2007) explica que a procura por mídias opcionais está se tornando constante. O autor elucida que já faz tempo que os games e a Internet relacionam-se, desde joguinhos simples até plataformas muito complexas existentes no ambiente da web. Considerando que quase todos os consoles são, atualmente, conectados à Internet, algumas agências de publicidade criaram certos espaços publicitários dinâmicos dentro dos jogos eletrônicos. Isso quer dizer que, no ambiente virtual de um vídeo game, onde existem outdoors, placas de sinalização, cartazes, entre outros, as propagandas vão mudando conforme o decorrer do tempo.

            Pode-se observar entre as vantagens ao usar esse tipo de plataforma para a promoção de marcas: maior interatividade com os usuários de games eletrônicos, uma vez que o público está em momento de descontração, justificando a facilidade dessa interação; maior tempo de exposição do usuário à marca, sem que a divulgação desta não se torne evasiva e inconveniente.

Desse modo, é necessário que as organizações sempre acompanhem os avanços, em destaque os tecnológicos, nesse contexto enxergando o In game advertising como uma ferramenta estratégica para atingir públicos alvos diversificados e, assim, efetivar estratégias competitivas empresariais.

Referências

GODOY, Felipe Coelho de. IN GAME ADVERTISING: VENDA DE ESPAÇO PUBLICITÁRIO DENTRO DOS JOGOS ELETRÔNICOS. 2007. 52 f. TCC (Graduação) – Curso de Comunicação Social, Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasilia, 2007.

Marketing e games. Publicidade nos Games – Advergames e In Gamem Advertising. Disponível em < http://www.marketingegames.com.br/publicidade-nos-games-advergames-e-in-game-advertising/ acesso em: 05/03/2018 >

Academia da marca. IN GAME ADVERTISING – CONHEÇA A PUBLICIDADE DENTRO DOS GAMES! Disponível em: < http://academiadamarca.com.br/in-game-advertising-conheca-a-publicidade-dentro-dos-games/ >

Diego mota

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>