Empreendedorismo de palco ou palestra de autoajuda?

Texto 204 - Gisele [SITE]

O empreendedorismo de palco são palestras realizadas com o objetivo de difundir as práticas empreendedoras e, no geral, atrair pessoas com interesse nesta área e que ainda não tiveram grandes experiências com esse universo.

A prática iniciou-se com empreendedores que resolveram compartilhar, com futuros gestores, experiências que contribuíram para sua ascensão profissional. Dessa forma, o empreendedorismo se tornou um tema cada vez mais discutido e deixou de ser conhecido apenas pelos empresários, fato que pode ser notado com o aumento da quantidade de livros e palestras sobre o assunto.

No geral, os palestrantes utilizam técnicas fortemente motivacionais para instigar sua plateia a seguir pelo caminho do empreendedorismo. Entretanto, o discurso, muitas vezes clichê, se torna, cada vez mais, emocional e menos prático e, na maioria das vezes, os oradores abordam os temas que as pessoas querem ouvir, mas não necessariamente a informação que elas precisam obter.

Assim, é importante ressaltar que o objetivo destas palestras se alterou com o passar do tempo e, hoje, muitos palestrantes usam esses eventos para vender livros e apresentar um discurso pronto sobre como atingir o sucesso, estipulando uma fórmula mágica, que não retrata o real caminho trilhado pelos empreendedores.

Referências:

Administradores.O que é empreendedorismo de palco?. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-que-e-empreendedorismo-de-palco/101286/ > Acesso em: 19 de maio de 2017.

O novo mercado. Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você. Disponível em: < https://medium.com/o-novo-mercado/porque-a-ind%C3%BAstria-do-empreendedorismo-de-palco-ir%C3%A1-destruir-voc%C3%AA-3e18309ab47f >Acesso em: 19 de maio de 2017.

gisele-moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>