O Marketing de Guerrilha

Texto 188 - Nicolas [SITE]

Analisando o aumento da seletividade por parte dos consumidores, no que diz respeito ao tempo e a atenção destinada aos anúncios publicitários convencionais, as grandes empresas passaram a buscar novas formas de veicular seus produtos e sua marca, objetivando se reinventar e aproximar do público alvo. O Marketing de Guerrilha surgiu exatamente dessa necessidade de encontrar soluções de mercado cada vez mais criativas.

Conceitualmente, o Marketing de Guerrilha foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson, no final dos anos 70, após o Vietnã ter ganho a Guerra do Vietnã devido a superação de suas limitações, por meio da utilização de táticas de guerrilhas eficientes. Logo, percebeu-se que esse tipo de estratégia tem como principal objetivo aumentar o impacto de ações entre um público alvo, utilizando um baixo investimento.

Apesar de possuir o mesmo objetivo das estratégias tradicionais, o Marketing de Guerrilha tem como seu principal diferencial a forma de chegar até seu público, pois é considerada muito mais direta e até mesmo agressiva, idealizada para ser bastante chamativa, tornando-a impossível de ignorar, o que cria uma impressão mais duradoura na mente dos consumidores.

Muitas empresas, como Coca-Cola, Burger King e Netflix, utilizam tal estratégia com o intuito de estreitar os laços entre público e marca. Logo, caso for utilizar o Marketing de Guerrilha como estratégia de comunicação, é preciso conhecer bem o público para o qual está destinando a ação, ser bastante criativo e conseguir prever que tipo de emoções irá despertar nos consumidores alvo, visto que ninguém gostaria de associar a imagem de sua marca a sentimentos ruins que podem causar o distanciamento.

FONTES:

Marketing de Conteúdo. Aprenda como o marketing de guerrilha funciona e como chamar atenção com criatividade! Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/marketing-de-guerrilha/>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

nicolas-paiva

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