O que você pensa quando ouve a palavra empreendedorismo? Provavelmente a primeira imagem que vem na sua mente é a daquela pessoa que criou um novo negócio, mas o empreendedorismo vai além.
A inovação é um dos mantras do mercado mundial, uma vez que as organizações precisam inovar para sobreviver no cenário competitivo em que estão inseridas. Mediante a isso, surge o intraempreendedorismo, definido como a capacidade dos funcionários de agir como empreendedores dentro de organizações já existentes, sendo estes, capazes de estabelecer e acelerar inovações em produtos, serviços e processos.
Um case de sucesso relacionado ao intrampreendedorismo é o da 3M que é uma empresa que lança um novo produto a cada três dias em média. Para tanto, a 3M permite que seus colaboradores utilizem 15% do seu tempo de trabalho em novos projetos de processos ou produtos de forma livre e proativa.
No entanto, o intraempreendedorismo não surge do nada. Para que uma empresa implante com sucesso tal prática, é necessária a criação de uma cultura empreendedora que incentive nos colaboradores o desenvolvimento de habilidades, como autonomia, capacidade de inovar, coragem para assumir riscos, proatividade e espírito competitivo para com as outras organizações.
O intraempreendedorismo é uma das ferramentas mais poderosas para se conseguir a cooperação de todos os funcionários rumo à inovação, pois além de ser uma ferramenta fundamental à sobrevivência das empresas no cenário competitivo, é também uma prática que, futuramente, virá a transformar os profissionais em empreendedores capazes de aumentar os lucros e a inovação das organizações.
FONTES:
CARNEIRO, José Guilherme Said Pierre. Intraempreendedorismo: conceitos e praticas para construção de organizações inovadoras. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
O ranking da inovação. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/revista-exame/o-ranking-da-inovacao-m0051745/> Acesso em 19 de janeiro de 2017.
Empresarial, corporativo, publico e social: os quatro contextos do empreendedorismo < http://oglobo.globo.com/economia/emprego/empreendedorismo/empresarial-corporativo-publico-social-os-quatro-contextos-do-empreendedorismo-12271182 > Acesso em 19 de janeiro de 2017.