A importância do cenário musical no Brasil

arte adriano

Apesar do atual momento de crise econômica, a necessidade da criação de conteúdos interativos voltados ao público faz com que o setor de entretenimento brasileiro cresça e gere cada vez mais empregos. Inserida nesse contexto, encontra-se a indústria musical cuja prosperidade a torna notória. Dessa forma, é válido conhecer um pouco mais a respeito desse segmento que se destaca com grande notoriedade.

De acordo com a pesquisa Entertainment and Media Outlook da PwC realizada em 2014, tal seguimento prospera continuamente por meio de shows dentro do mercado midiático e, segundo estudos feitos pelo Ministério do Turismo, o Brasil assumiu a liderança na lista de países da América do Sul que mais recebem shows internacionais, situação que rendeu um faturamento de R$ 357 milhões no ano de 2013 e R$ 496 milhões em 2014.  Quando se leva em consideração todo o mercado da música, o Brasil tem uma projeção de crescimento médio de 1,8% nos próximos cinco anos, maior que o cenário global de 0,8%.

Especialistas afirmam que as melhorias geradas pela Copa do Mundo trouxeram um impacto positivo a essa área, uma vez que as arenas construídas no período possibilitaram a atração de mais investidores e visitantes devido a, principalmente, sua estrutura capaz de receber grandes eventos cujos resultados podem aumentar o faturamento em até 39% até 2018. Outra vantagem das obras realizadas é a expansão dos eventos além do eixo Rio-São Paulo o que gera uma promoção de uma experiência turística para quem comparecer aos eventos.

Graças a esses fatores, dentre outros, a receita total desse segmento (o que inclui vendas de ingressos e patrocínios) aumentou de U$ 165 milhões em 2010, para U$ 205 milhões em 2014 e estipula-se que atinja U$ 280 milhões em 2019, onde se identifica um crescimento médio de 6,4% ao longo de todo o período. E, somente do total arrecadado no ano passado, US$ 162 milhões foram gastos com compra de ingressos em bilheteria e pela internet, e US$ 43 milhões em patrocínio de empresas a eventos de música no Brasil.

Por fim, depreende-se que o país deve continuar investindo no cenário musical, visto que o mesmo não será abandonado pelo público e só tende a crescer, além de ser perceptível que a forma de consumo nesse meio muda bastante e é necessário atualizar-se no mesmo ritmo para que se possa aproveitar ao máximo todo o potencial ofertado por ele e assim garantir reflexos positivos à economia brasileira.

Fontes:

Setor musical vai gerar US$ 280 milhões até 2019 no Brasil. Disponível em < http://brasileconomico.ig.com.br/negocios/2015-07-14/setor-musical-vai-gerar-us-280-milhoes-ate-2019-no-brasil.html >

Cenário projeta crescimento do mercado de shows. Disponível em < http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,cenario-projeta-crescimento-do-mercado-de-shows,1587460>

Setor de entretenimento no Brasil. Disponível em < http://ri.t4f.com.br/timeforfun/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=34927 >

Adriano dos Santos

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