Investindo na Educação Superior Particular

Artigo 54 - Adriano.

É cada vez mais notório no Brasil o crescimento do espaço do ensino superior nas últimas décadas, este que antes alcançava apenas uma pequena parcela de estudantes – pertencentes à classe alta – agora está mais acessível às classes média e baixa do país,estando em boa fase com expansões, aquisições e tornando os empresários deste meio cada vez mais ricos. Sendo assim, é válida a análise desse setor que já é de grande importância para a economia nacional.

A expansão vivida pela educação superior deve-se a diversos fatores, como por exemplo, o alto investimento feito por grandes empreendedores que atuam na área e, também, investimentos realizados pelo próprio governo como o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) e o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), além do aumento do poder aquisitivo do consumidor brasileiro o que resulta em um bom momento à economia brasileira. Tais ações ampliaram as possibilidades do ingresso no ensino superior para pessoas que antes viam isso como um sonho distante.

Inserida nesse contexto, a universidade pública não estava totalmente preparada para as grandes mudanças acarretadas pelo mesmo, o que fez com que os estudantes do país optassem por universidades privadas em busca de sua qualificação profissional para o mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) houve um crescimento de 4,5% de alunos na rede privada contra apenas 1,9% na rede pública – dados de 2013 – e, segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (SEMESP) no Estado de São Paulo 90% dos funcionários recém-formados das grandes organizações do Estado de São Paulo é oriunda de instituições de ensino superior particular. Fatos este que expõem a grande aposta realizado por investidores do ramo privado, assim como os bons resultados obtidos.

Com isso, o ensino privado torna-se uma excelente opção- mesmo não sendo a primeira – para a maioria dos alunos que buscam uma vida futura estável. Cabendo ao governo investir gradativamente neste setor através de políticas mais intensas voltadas à melhoria da educação, uma vez que o mesmo influencia de forma direta na economia do país qualificando-o ainda mais frente ao resto do mundo e, por consequência, impactando de modo positivo outras áreas fundamentais ao desenvolvimento do país.

Adriano dos Santos