Marketing é uma palavra tão utilizada no nosso dia a dia que já se tornou familiar, no entanto poucas pessoas sabem realmente definir o que significa essa expressão. Segundo Kotler e Armstrong (2000), o processo de marketing vai muito além de vender um produto ou serviço, incluindo a agregação de valor (diferenciar-se do restante do mercado) no que é comercializado, com o intuito de proporcionar satisfação ao cliente no processo de busca do que este deseja. Em resumo, o marketing é uma operação de troca, na qual duas ou mais partes oferecem algo de valor para o outro, com o objetivo de satisfazer as necessidades e desejos próprios (COBRA, 2009).
Com o surgimento de novas tecnologias, um novo tipo de marketing ganhou espaço, o digital. Esse estilo possibilitou um contato ágil e direto com quem está oferecendo um produto ou um serviço a quem está procurando-o. As mídias digitais se adaptaram para essa nova forma de fazer negócios e criaram plataformas como: Facebook Business, Instagram for Business e o Google Business, justamente para pessoas e empresas poderem promover seus produtos e serviços, os chamados “e-commerces”. Para Carvalho e Murback (2014), com o surgimento das tecnologias e com o desenvolvimento dos meios de comunicação as redes sociais, negócios acabaram sendo divulgados com mais facilidade formando assim um ambiente para o empreendedorismo.
Dessa forma, para ter sucesso nos negócios na internet, existem muitas estratégias que as grandes empresas usam para se impulsionar ainda mais no mercado. Segundo o IBE (2018), uma delas é usada tanto pelo Facebook, Google e até mesmo o Bradesco (ou seja, empresas que não são primariamente do meio virtual, estão se inserindo no ramo) que são os “chatbots”, tratam-se de programas virtuais que respondem questões abrangentes como horários de funcionamento, preços e entre outras perguntas. Outra estratégia é o uso inteligente das redes sociais, a proximidade com o cliente, a possibilidade de criação de promoções e competições são alguns aspectos que atraem ainda mais os clientes a consumirem ainda mais os produtos e serviços das empresas.
Um exemplo prático de marketing digital é de uma empresa chamada “E-Commerce na Prática”, a qual esta empresa iniciou seus trabalhos pelo Youtube, os idealizadores, ensinam o passo a passo de começar um empreendimento digital de forma gratuita na plataforma, mas também oferecem aulas pagas para um aprendizado mais completo. O curioso desse exemplo, é que as estratégias que os líderes da empresa usam para atrair clientes para comprarem seus cursos são as mesmas que eles lecionam. Em outras palavras, constata-se que o modelo de negócio funciona, pois o cliente que comprou os produtos conseguiu ver valor agregado neste curso, o mesmo que ele terá que fazer, quando este inaugurar sua empresa.
O sucesso dessa rede mundial se expressa pelos números obtidos pelo marketing digital. Segundo a IAB Brasil (2017), 14,8 bilhões de reais foram investidos nesse tipo de marketing, chegando à marca de representar 1/3 do total investido em publicidade. Esses investimentos são divididos em várias áreas: ferramentas de pesquisa, classificados, comparadores de preço, propaganda nas redes sociais e propagandas em vídeos. É visível que esse é um mercado promissor, visto que o número a população brasileira está em pleno crescimento, sendo uma oportunidade promissora tanto para empresas consolidadas tanto quanto para pessoas buscando se realocarem no mercado ou uma renda extra.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Vanessa Oliveira; MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli. ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS, 2014.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Elsevier Brasil, 2009.
IAB BRASIL. INFOGRÁFICO IAB BRASIL – PESQUISA DIGITAL ADSPEND 2017. Disponível em: <https://iabbrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/08/INFOGR%C3%81FICO-IAB-BRASIL-PESQUISA-DIGITAL-ADSPEND-2017.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2019.
IBE . 5 ESTRATÉGIAS DE MARKETING USADAS POR EMPRESAS GLOBAIS. Disponível em: <https://www.ibe.edu.br/5-estrategias-de-marketing-usadas-por-empresas-globais/>. Acesso em: 16 jul. 2019.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Introdução ao marketing. 4. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 13.03.2020