Por que o Metrô da cidade de Fortaleza está trazendo prejuízo ao governo?

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Desde o século passado, o metrô no estado do Ceará era um sonho da população local, pois, com ele, viria mais rapidez e conforto para a malha ferroviária cearense. No entanto, após décadas de atrasos e aumento de gastos, o metrô foi inaugurado, mas com diversas falhas administrativas, as quais resultaram em um prejuízo de R$ 151,24 milhões no ano de 2016 e de R$ 167,34 milhões no ano posterior.

Na cidade de Fortaleza, o metrô funciona desde o ano de 2012, entretanto, após anos de atividade, uma boa parte da população fortalezense nunca o usou ou, em alguns casos, nem sabe da sua existência. Essa falta de conhecimento ocorre, muitas vezes, pela falta de uma divulgação objetiva por parte do governo, informando sobre a localização das estações, preços das passagens e informações sobre os benefícios do transporte ferroviário.

A pouca utilização acontece devido o metrô de Fortaleza ser pouco distribuído pela cidade, com poucas estações, fazendo com que poucas pessoas tenham acesso facilmente a esse transporte e não conseguem chegar aos lugares que desejam. Ademais, uma grande falha por parte da administração pública é a ausência de um sistema de integração com os outros modais de transporte da cidade, o que faz com que muitas pessoas acabem não o utilizando, pois terão que pagar mais de uma passagem. Por fim, cabe ressaltar que alguns boxers para comércio, que já foram construídos nos interiores de algumas estações, não são utilizados, trazendo, dessa maneira, uma perda de espaço que poderia estar sendo utilizado para ajudar nos custeios da estação e para empregar os moradores da região.

Dessa forma, devido a diversas falhas na administração, o valor do lucro bruto recolhido pelo metrô, o qual consegue essa quantia através das tarifas pagas pelos usuários, não foi suficiente para suprir os valores das despesas operacionais nos anos de 2016 e 2017. Os exemplos mencionados acima são, presumivelmente, os fatores mais importantes para que se chegasse a tal situação.

Com isso, para que esse contexto seja modificado e as despesas sejam supridas, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos deveria buscar consertar as falhas ditas acima o mais rápido possível, principalmente, iniciando a utilização da integração com o transporte rodoviário da cidade e buscando acelerar as obras de expansão da malha ferroviária, pois, assim, a procura por esse meio aumentaria e, consequentemente, a receita também.

Referências:

DIÁRIO DO NORDESTE. Após 27 anos, obras do metrô de fortaleza continuam inacabadas. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/apos-27-anos-obras-do-metro-de-fortaleza-continuam-inacabadas-1.1108615>. Acesso em: 23 jul. 2018.

DIÁRIO DO NORDESTE. Metrô funciona há 6 anos sem integração com outros modais. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/metro-funciona-ha-6-anos-sem-integracao-com-outros-modais-1.1971255>. Acesso em: 22 jul. 2018.

JORNAL O POVO ONLINE. Metrofor não oferece banheiros e boxes nunca abriram. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/06/metrofor-nao-oferece-banheiros-e-boxes-nunca-funcionaram.html>. Acesso em: 23 jul. 2018.

JORNAL O POVO. Prejuízo do metrofor cresce 10,6% e atinge r$ 167,3 milhões. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/04/prejuizo-do-metrofor-cresce-10-6-e-atinge-r-167-3-milhoes.html>. Acesso em: 23 jul. 2018.

vinicius

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