Kaizen: a filosofia mais poderosa da administração

Post do Instagram e Facebook

A qualidade é, hoje, uma das principais estratégias competitivas ligada à produtividade, à melhoria de resultados e ao aumento de lucros.  A filosofia Kaizen foca justamente nesse ponto, podendo ser definida como um processo de melhoria contínua em toda a organização.

A aplicação do Kaizen nas organizações teve início logo após a Segunda Guerra no Japão. Nessa época, o país passava por uma situação difícil e a única chance de sobrevivência das empresas era produzir com qualidade e vender a preços competitivos e, uma vez que não dispunham de máquinas sofisticadas, a saída foi se tornarem mais criativas e eficientes na área de produção.

É importante ressaltar que o Kaizen não significa simplesmente fazer as coisas melhores, mas também atingir resultados específicos que venham a elevar, de forma significativa, o desempenho da organização. Como afirma IMAI (1994, p.3): “Kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários. A filosofia Kaizen afirma que o nosso modo de vida – seja no trabalho, na sociedade ou em casa – merece ser constantemente melhorado”.

No entanto, para que essa ferramenta funcione de forma eficiente, é preciso conscientizar todos a sempre buscar por melhorias. Logo, o processo de aperfeiçoamento deve fazer parte da cultura da empresa, sendo incorporado por todos que trabalham nela, da parte operária até a alta administração.

Assim, o foco na qualidade e a constante melhoria permitiu a muitas empresas, em especial as japonesas, se destacarem no mercado. Com isso, filosofias como o Kaizen devem ganhar cada vez mais força dentro das nossas organizações, fazendo com que nós administradores estejamos sempre com a melhoria contínua em mente.

Referências

ADMINISTRADORES. Melhoria contínua com Kaizen. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/melhoria-continua-com-kaizen/66107/>. Acesso em 22 de janeiro de 2018.

IMAI, M. A Estratégia para o Sucesso Competitivo. 5ª Edição, Instituto IMAM, 1994.

XII congresso nacional de excelência em gestão & III inovarse – inovação & responsabilidade social, 12., 2016, rio de janeiro. a ferramenta kaizen nas organizações.

cleiton-cardoso