Muitas pessoas, inclusive pertencentes à área administrativa, acreditam que as duas palavras são sinônimas, entretanto estão completamente enganadas. As figuras do empreendedor e do empresário possuem habilidades e competências distintas. Portanto, é preciso definir cada uma delas.
O termo empreendedor é definido de forma resumida por Wellington Moreira (2014), como quem identifica oportunidades e gera riquezas a partir delas. Esta palavra, como você já deve ter percebido, origina-se de “empreendedorismo” que, por sua vez, significa o processo de iniciativa de implementação de novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.
Já o segundo termo, “empresário”, equivale ao indivíduo capaz de dar continuidade à empresa ou aos negócios. Assim, percebe-se que as competências de ambos são fundamentais para o administrador, pois muitos negócios no Brasil não obtêm êxito devido à falta de capacidade de inovação ou à incapacidade de realizar suas atividades básicas.
Para se ter uma ideia do que foi abordado acima, a Babson College em parceria com a London Business School realiza anualmente a pesquisa GEM (Global Entrepreneuship Monitor), que visa avaliar o perfil empreendedor dos países. Os últimos levantamentos feitos mostram que o Brasil é o país que mais abre empreendimentos no mundo. No entanto, conforme dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 23% desses negócios não sobrevivem aos dois primeiros anos. O motivo? Muitos dos administradores não possuem habilidades empreendedoras e empresariais.
Por fim, é de extrema importância que um administrador, antes de abrir um próprio negócio, estude a si mesmo e conclua se é capaz de desempenhar ambos os papéis de empreendedor e de empresário!
Referências:
Diego Wander Demetrio. Qual a diferença entre empreendedor e empresário? Disponível em <http://blog.sebrae-sc.com.br/empreendedor-e-empresario/>. Acesso em 23 de fevereiro de 2018.
Empreendedorismo. Wikipédia (2018). Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Empreendedorismo>. Acesso em 23 de fevereiro de 2018.
Empreendedorismo no Brasil: Uma análise detalhada. Egestor (2016). Disponível em <https://blog.egestor.com.br/empreendedorismo-no-brasil/ >. Acesso em 23 de fevereiro de 2018.