Marketing Social ou Bluewashing?

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Empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável e com a imagem que elas estão passando para a sociedade, na qual está inserida, utilizam de uma prática de gestão estratégica: a responsabilidade social. Essa estratégia garante uma maior transparência no relacionamento com o público atendido e reforça o compromisso, através de ações e práticas sociais, que a empresa tem com a sociedade. Essas empresas adotam tais comportamentos para sua promoção e diferenciação no mercado, utilizando-as como forma de se manterem competitivas. Entretanto, no que concerne ao marketing social, diversas empresas tem o empregado de maneira errônea, exercendo práticas de bluewashing.

O bluewashing é um termo recente, aplicado e estudado no campo social, cuja discussão tem sido cada vez mais presente no mundo empresarial. Na qual, seu termo consiste na autodenominação errônea de uma organização como uma “empresa azul”, termo que remete as práticas de responsabilidade social de uma instituição e o modo como ela preza pela sua obrigação de agir em benefício da sociedade em geral.

 Essas empresas, no entanto, desrespeitam os direitos sociais grave e constantemente, prejudicando à comunidade e o desrespeitando os direitos humanos, como casos em que crianças e trabalhadores são forçados a trabalhar em atividades desumanas e mal remuneradas em cadeias de suprimentos em países subdesenvolvidos, onde essas cadeias representam os principais fornecedores das empresas multinacionais. Mesmo que os fornecedores não sejam ligados diretamente as atividades empresarias da empresa, é responsabilidade da empresa líder a fiscalização das responsabilidades sociais onde está inserida.

Portanto, a prática do exercício de bluewashing vêm sendo estudada cada vez, pois empresas matrizes ou filiais as usam de estratégia de marketing social para alcançar benefícios de destaque no seu ramo, esquecendo-se da responsabilidade social de todo o processo da cadeia de suprimentos. Assim, por mais que as empresas líderes não cumpram seu papel com a responsabilidade social, a comunidade deve voltar sua atenção para o reforço e o incentivo do combate em relação ao bluewashing.

REFERÊNCIAS

ASKEW, Katy. Food sector urged to follow Unilever and Nestlé on tackling slave labour. Disponível em: < https://www.foodnavigator.com/Article/2017/10/04/Food-sector-urged-to-follow-Unilever-and-Nestle-on-tackling-slave-labour> Acesso em: 22 de Janeiro de 2018.

Wakahara, Roberto, 2017. Bluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosa. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/1939/108698 acesso em: 22 de Janeiro de 2018.

Samuel

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