A música no ambiente de trabalho e sua influência na produtividade.

texto 256- Gilberto Neto SITE

Atualmente encontram-se, nos ambientes de trabalho, inúmeros problemas que acarretam em uma menor produtividade por parte do empregado. Segundo a matéria veiculada pelo site G1 (2014), entre eles estão a falta de concentração, de comunicação e de ambientes confortáveis.

Para se ter uma ideia do impacto disso na produção, em uma pesquisa da Steelcase, empresa de mobiliário corporativo, mostrou-se que problemas no ambiente laboral levam a perda de até 44 dias de trabalho por ano. Além disso, a sociedade encontra-se em mudanças contínuas, principalmente no quesito qualidade de vida. A preocupação com o bem-estar passa a ser um ativo importante para as pessoas, não só nas suas vidas particulares, mas também profissionais (Ribeiro e Santana 2015).

Por consequência, os gestores têm o desafio de encontrar mecanismos que amenizem tais efeitos, pois fica evidente que o espaço de trabalho pode se tornar uma vantagem competitiva para a empresa. E é nesse momento que a música se torna uma aliada importante para a resolução desta “dor de cabeça”. A justificativa para tal vem de diferentes estudos. Abaixo estão alguns:

  1.             Segundo Salimpoor e Zatorre (2013), a música faz com que o corpo libere dopamina, substância que faz com o que o indivíduo tenha um maior foco e um aumento na sua sensação de prazer. A substância tem também outros benefícios indiretos à saúde, como a redução do estresse, o aumento da motivação e a melhora do sistema imunológico;
  2.             Em uma importante pesquisa divulgada por uma agência online de marketing, chamada WebpageFX, mostrou-se que 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos, 88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música e 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe;
  3.             Teresa Lesiuk, professora de terapia musical na Universidade de Miami, investigou como a música afeta o desempenho no trabalho. Em um estudo envolvendo especialistas de tecnologia de informação, ela descobriu que aqueles que ouvem músicas durante o horário profissional concluem suas tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores, já que a melodia altera o humor;

Destarte, fica evidente que o uso da música pode ser um interessante meio para aumentar a produtividade laboral. Entretanto, é preciso ter cuidado com os ruídos e com o som alto no ambiente laboral, já que isso pode levar a conflitos internos entre os colegas de trabalho. Além disso, em algumas atividades, alguns estilos musicais não são tão eficazes, por exemplo, em trabalhos que requerem um processo linguístico (como a escrita), a letra da música pode interferir no processo mental.

Referências:

Época Negócios. Música no trabalho: ajuda ou atrapalha?. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/07/musica-no-trabalho-ajuda-ou-atrapalha.html>. Acesso em: 06 de novembro de 2017.

G1. Problemas no ambiente de trabalho causam perda de até 44 dias por ano. São Paulo: Globo.com, 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/problemas-no-ambiente-de-trabalho-causam-perda-de-ate-44-dias-por-ano.html>. Acesso em: 03 de setembro de 2017.

O GLOBO. Música no trabalho melhora rendimento profissional. Rio de Janeiro: GLOBO, 2012. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/musica-no-trabalho-melhora-rendimento-profissional-5784465>. Acesso em: 04 de setembro de 2017.

Ribeiro, Larissa Alves; Santana, Lídia Chagas de. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: FATOR DECISIVO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 75-96. Disponível em: http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/06_QUALIDADE_VIDA_TRABALHO.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2017.

Salimpoor, Valorie N.; Zatorre, Robert J.; Neural Interactions That Give Rise to Musical Pleasure. Montreal: McGill University, 2013. Disponível em: <http://www.zlab.mcgill.ca/docs/Salimpoor_&_Zatorre_PACA_2013.pdf>. Acesso em: 04 de setembro de 2017.Gilberto Neto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>