Coaching: o mercado do desenvolvimento pessoal

Texto 247 - Cleiton - [ARTE SITE]

Estamos em uma era onde não basta simplesmente ter um curso superior para vencer no mercado. Atualmente, as empresas exigem cada vez mais de seus gestores e executivos. Perceber oportunidades e encontrar soluções criativas e inovadoras são requisitos indispensáveis para qualquer administrador. Diante dessas questões, o mercado Coaching vem crescendo em um ritmo acelerado no mundo todo, inclusive no Brasil.

O Coaching é definido como um processo de aprendizado pessoal direcionado ao atingimento de metas, ou seja, uma conexão entre o indivíduo do presente e quem ele deseja se tornar. O profissional de Coaching tem como missão auxiliar o seu cliente a se desenvolver e, consequentemente, atingir seus objetivos na vida pessoal e/ou na carreira.

A necessidade de alta performance no mundo corporativo tem proporcionado ao profissional de Coaching um mercado com projeção de crescimento entre 80% e 90% ao ano. Profissionais de diversas áreas, desde que realizem a capacitação, podem atuar nesse novo segmento. Devido a suas características, essa profissão atrai, principalmente, empreendedores, comunicadores e administradores.

O Coaching é uma nova profissão, mas, apesar disso, muito promissora, considerando que a tendência é que o mercado fique cada vez mais exigente e os profissionais fiquem frente a metas cada vez mais complexas. Logo, podemos está diante de uma nova e fundamental área da administração: o desenvolvimento pessoal.

Referencias: 

Administradores.Com.O mercado para profissionais de coaching no Brasil. <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-mercado-para- profissionais-de-coaching-no-brasil/93656/ > Acesso em: 25 de setembro de 2017.

BATISTA, Karen; CANÇADO, Vera L.. Competências requeridas para a atuação em coaching: a percepção de profissionais coaches no Brasil. Rege – Revista de Gestão[s.l.], v. 24, n. 1, p.24-34, jan. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.rege.2016.01.002.

ECARD, Dulcila Barreiros Torres et al. A Contribuição do Processo de Life Coaching no Desenvolvimento das Carreiras dos Coachees. Rev. Ciênc. Admin, Fortaleza, v. 22, n. 2, p.507-541, jul. 2016. Semestral.

Exame.Coaching movimenta US$ 2,3 bilhões no mundo e já tem formação profissional no Brasil. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/negocios/dino/coaching-movimenta-us-23-bilhoes-no-mundo-e-ja-tem-formacao-profissional-no-brasil-shtml/ > Acesso em: 25 de setembro de 2017.

cleiton-cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>