O marketing olfativo e o mercado

Texto 236 - Larisa [SITE]

As empresas estão, cada vez mais, empenhadas em proporcionar ações que vão além de uma simples compra ou mais um atendimento ao consumidor. Elas pretendem oferecer um momento marcante para o cliente, fazendo, assim, com que determinadas situações fiquem gravadas na memória desses.

Tendo em vista que os consumidores estão exigindo, cada vez mais, um melhor atendimento e, também, uma maior flexibilidade e agilidade nesse, Mohamed Gorayeb destaca uma das técnicas usadas para ‘‘carimbar’’ uma boa impressão de uma marca: o marketing olfativo. Mohamed, responsável pela criação de mais de mil formas de vendas relacionadas à perfumaria, afirma que essa técnica busca reter o cliente por mais tempo dentro do ambiente da loja, além de estimular o bem-estar e formar uma lembrança na memória do consumidor.

O marketing olfativo parece ser uma técnica bem simples, entretanto, para que o consumidor seja realmente ‘‘pego’’ pelo nariz, é necessário que os aromas sejam escolhidos atenciosamente e que tenham relações diretas com o tipo de comércio referente. Alguns exemplos disso podem ser percebidos em lojas de infantis, nas quais o aroma de tutti-fruti é predominante ou em ambientes de banho e perfumaria, nos quais os cheiros relacionados com hortelã e eucalipto estão, relativamente, em destaque.

O atual mercado é bastante competitivo e, devido a isso, as empresas procuram as melhores formas para conseguir a fidelização de um cliente. Nesse contexto, o marketing olfativo se destaca como uma técnica bastante eficaz e que, se consolidada de maneira devida, gera uma relação direta entre uma fragrância e uma marca, fato que contribui, positivamente, para a empresa em questão.

Fonte:

Admnistradores.com. Ativar a memória olfativa do cliente impulsiona venda, afirma autor. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/ativar-a-memoria-olfativa-do-cliente-impulsiona-vendas-afirma-autor/120646/> Acesso em 07 de agosto de 2017.

larissa-silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>