É tudo um jogo de xadrez

Texto 233 - Cleiton [SITE]

 

Não se sabe ao certo quando o xadrez foi criado. Estudos indicam que foi na Índia, no século VI d.C. Mas, um fato é do conhecimento dos grandes jogadores de xadrez: para se vencer nesse jogo, é necessário estabelecer objetivos, ter visão estratégica, criatividade, autocontrole, capacidade de gerenciar o tempo, desenvolvimento da intuição, capacidade de antecipação e visão de futuro. Características fundamentais, também, para se vencer no mundo corporativo.

O xadrez tem um objetivo bem definido: derrubar o rei do adversário, movimento conhecido como “xeque-mate”, que nos lembra a importância de estabelecer objetivos e se empenhar em cumpri-los. Para isso, são necessárias visão estratégica e criatividade.

Um bom jogador de xadrez deve ter autocontrole e capacidade, que é fundamental no universo corporativo, onde, muitas vezes, somos provocados por nossos adversários, mas precisamos ignorar e continuar em frente com a estratégia principal.

 A capacidade de gerenciar o tempo é outra característica muito presente no xadrez e no mundo corporativo. No primeiro, a cada rodada, o jogador deve verificar o andamento do seu plano, observar a estratégia do inimigo e, com base nisso, decidir qual a próxima jogada, tudo isso em um limite de tempo pré-definido.  No mundo corporativo não é diferente. As pessoas que querem ser bem sucedidas devem ser capazes de administrar seu tempo nas diversas atividades a que são apresentadas dentro de uma empresa.

Porém, as habilidades mais importantes tanto no xadrez quanto no mundo corporativo são o desenvolvimento da intuição e a capacidade de antecipação. Um bom jogador de xadrez, a cada movimento do seu adversário, é capaz de visualizar as possíveis próximas jogadas do seu oponente, sendo capaz de bloqueá-las ou de se preparar para elas. Pense nos grandes visionários do mundo corporativo, que foram capazes de ver novos mercados primeiro que seus concorrentes e defender seus nichos antes mesmo daquela empresa de outro país se instalar como adversária, isso é a visão de futuro que é indispensável a qualquer enxadrista ou administrador.

Logo, podemos perceber que jogar xadrez é indispensável para qualquer administrador, pois muito do mundo corporativo está implícito nesse jogo milenar de estratégia. É claro que, no mundo real, muitas vezes, as partidas de xadrez são bem mais complexas, mas uma mente estratégica sempre poderá prever o próximo passo.

 Referencias:

Administradores.com. Jogando xadrez. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/jogando-xadrez/70470/>. Acesso em: 15 de agosto de 2017.

Administradores.com. Xadrez: um jogo para gestores – parte I. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/xadrez-um-jogo-para-gestores-parte-i/86584/ >. Acesso em: 15 de agosto de 2017.

 Site de curiosidades. Qual a origem do xadrez? Disponível em: < http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-origem-do-xadrez.html>. Acesso em: 15 de agosto de 2017.

cleiton-cardoso

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>