Como elaborar um bom projeto de pesquisa?

Texto 225 - Nicolas [SITE]

A elaboração de um projeto de pesquisa é considerada, por muitas universidades de renome, como uma das etapas mais importantes do processo seletivo de mestrado e doutorado. Apesar das especificações referentes a cada estabelecimento de ensino, normalmente a estruturação desse tipo de projeto é dividida nas seguintes etapas: delimitação do tema e do problema de pesquisa, justificativa, metodologia sugerida, objetivos gerais e específicos, resultados esperados, revisão bibliográfica e previsão de cronograma de pesquisa.

A seguir, serão apresentadas cinco dicas de três professores de doutorado e mestrado da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) a fim de tornar seu projeto mais atrativo e completo.

(1) Buscar referências fortes e dados atuais para justificar sua pesquisa: utilizar autores renomados e periódicos de forte impacto no meio acadêmico é uma forma de convencer o programa de pós-graduação de que a pesquisa em questão é relevante e merece ser selecionada;

(2) Elaborar perguntas claras e objetivas: seleção de uma ou mais perguntas que serão utilizadas como guia para nortear o estudo a ser realizado. Tais perguntas instigarão a elaboração do projeto e devem ser específicas e objetivas;

(3) Apontar objetivos específicos: sair um pouco do âmbito geral e tentar formular objetivos específicos de pesquisa, identificando particularmente o que se pretende fazer, a fim de tornar o projeto mais pontual;

(4) Demonstrar metodologia adequada aos objetivos do estudo: dependendo da pesquisa a ser desenvolvida é necessário buscar metodologias que estejam em concordância com o trabalho que se pretende realizar, apontando quais ferramentas serão necessárias para a sua produção. Outro ponto relevante é a verificação se a pesquisa exigirá registro no comitê de ética;

(5) Ter clareza sobre o tempo necessário para o desenvolvimento do estudo: a proposta do projeto de pesquisa deve estar em concordância com o tempo disponível para desenvolvê-lo. Vale lembrar que a pesquisa de mestrado deve ser desenvolvida em 24 meses e a de doutorado em 48 meses. Também é fundamental ressaltar que esse tempo deve ser dividido entre outras atividades, como a elaboração de artigos científicos e a participação em congressos e outros eventos.

Logo, é preciso analisar todos os pontos anteriormente discorridos e realizar um estudo aprofundado, com conhecimento e cautela, para que o projeto de pesquisa seja formulado com êxito. Além disso, é preciso ter em mente os critérios de análise dispostos nos referidos editais das universidades que você deseja ingressar, para que assim seja bem sucedido na sua aprovação.

FONTE:

UFJF Notícias. Dez dicas para elaborar bom projeto de pesquisa de mestrado e doutorado. Disponível em: <http://www.ufjf.br/noticias/2016/05/05/dez-dicas-para-elaborar-bom-projeto-de-pesquisa-de-mestrado-e-doutorado/>. Acesso em: 17 de julho de 2017

nicolas-paiva