A técnica do Aconselhamento como redutor de estresse

Texto 224 - Gloria [SITE]

É possível perceber, a partir da observação dos problemas enfrentados no cotidiano das organizações, que os funcionários podem desenvolver um elevado nível de estresse, podendo ser prejudicial à sua saúde, e é nesse contexto que a técnica do Aconselhamento pode ser utilizada.

O estresse pode ser desenvolvido por fatores como ansiedade, preocupação e apreensão, sendo, de acordo com Newstrom (2009), a resposta, de forma geral, do organismo a pressões, internas ou externas, envolvendo três aspectos: psíquico, biológico e social. Com a intenção de reduzir e/ou amenizar o estresse, surge, dentro do contexto organizacional, a técnica do Aconselhamento.

De acordo com Morato (1999), o Aconselhamento Psicológico é, também, uma ferramenta de auxílio para a pessoa, permitindo que ela aperfeiçoe seus recursos pessoais em termos de autoconhecimento, autonomia e autoajuda. Logo, diante das situações que ocasionarem estresse, especialmente dentro das organizações, o indivíduo poderá ser ajudado através dessa técnica de forma a amenizar ou evitar que os problemas de ordem pessoal ou profissional ocasionem uma queda no desempenho da atividade que o mesmo realiza.

Portanto, o Aconselhamento traz benefícios às empresas e aos colaboradores, como, do ponto de vista organizacional, a potencialização dos seus recursos humanos e, para os seus funcionários, o sentimento de valorização dele no ambiente de trabalho. Com isso, é importante que essa técnica, ainda pouco conhecida, seja cada vez mais difundida e utilizada dentro das organizações.

FONTES:

Minha vida. Estresse: tratamentos e causas. Disponível em <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/estresse>. Acesso em 13 de Julho de 2017.

MORATO, H. T. P. Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: Novos Desafios. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 1999.

NEWSTROM, John W. Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho. AMGH Editora, 2008.

gloria-braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>