A verdadeira mágica da Disney

Texto 215 - Ingrid [SITE]

A The Walt Disney Company foi eleita a 5ª empresa mais admirada do mundo pela revista Fortune, no ano de 2016. Além de a organização abrigar as criações de Walt, ela traduz, também, o perfeccionismo e dedicação de seu fundador. Diversos fatores propiciam o sucesso absoluto da Disney, isso fica explícito quando observamos o alto índice da taxa de retorno de clientes satisfeitos. Dentre esses fatores, o modelo de gestão de pessoas adotado pela Disney é um coeficiente importante e é reconhecido mundialmente.

 Para Walt Disney, fundador da organização, a mágica que os filmes transmitem é o que deve ser refletido para os clientes. A missão e valores são passados a todos os colaboradores – chamados de “elenco” – que possuem a tarefa de encantar e fidelizar os visitantes. A cultura organizacional é bastante eficiente dentro da organização, a empresa tem a percepção de que seus colaboradores, por estarem em contato direto com os clientes, repercutem de forma positiva ou negativa na imagem organizacional.

A atenção com que o “elenco” é tratado proporciona um sentimento de importância e confiança aos colaboradores que resulta em mais engajamento na organização, influenciando na satisfação e otimizando a eficiência dos funcionários, mantendo-os focados e produtivos. Percebe-se que a gestão tem atenção com todos os detalhes da companhia.

A Disney, com suas estratégias e posicionamento, conquistou um espaço no mercado e no coração dos clientes. A percepção da importância do capital humano fez com que a empresa ganhasse uma vantagem competitiva frente às organizações.  Ademais, a companhia constatou que efetuar ações para manter um bom cliente já fidelizado, tem menos custos do que persuadir um novo.

A Disney identificou que o cliente é um fator-chave para seu sucesso, e não mede esforços para continuar a encantá-los. Assim, além dos contos de fadas e animações, existem muitos ensinamentos da Disney que podemos prestigiar, como as suas estratégias de sucesso que a tornaram uma das organizações mais lucrativas do mundo.

Referências

Exame. As 20 empresas mais admiradas do mundo no ano de 2016. pela Revista Fortune. Disponível em <http://exame.abril.com.br/negocios/as-20-empresas-mais-admiradas-do-mundo-em-2016-pela-fortune/>. Acesso em 23 de junho de 2017.

Portal dos Administradores. O exemplo Disney. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-exemplo-da-disney/665/>. Acesso em 22 de junho de 2017.

Portal dos Administradores. Sobre Walt Disney e seu modelo para gestão de pessoas. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/sobre-walt-disney-e-seu-modelo-para-gestao-de-pessoas/67307/>. Acesso em 22 de junho de 2017.

INGV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>