Estratégias para rastrear sua concorrência online

Texto - Leandro [SITE]

O mundo globalizado em que vivemos é uma selva online, e para sua empresa sobreviver à concorrência, ela precisa ser apta e estar antenada.

A chave para garantir sua sobrevivência reside no estudo de sua concorrência, reputação, padrões, rotina e ética de trabalho. Se você entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes vai saber o que precisa ser feito para sua empresa se destacar. Algumas dicas úteis para rastrear sua concorrência online são:

Identifique sua concorrência: antigamente, os empresários competiam apenas com empresas ou produtos locais, mas agora o mundo inteiro é sua ostra competitiva. Busque no Google listas das empresas líderes em seu setor. Estude aquelas no topo, no meio e no fundo para tirar conclusões relevantes e ver onde você se encaixa.

Mantenha seus inimigos próximos: como diz o ditado, “Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais próximos”; uma maneira de acompanhar sua concorrência é seguindo-a em várias plataformas de mídia social, como Instagram, Facebook e Twitter. Outra opção é se inscrever em seus boletins informativos, blogs ou feeds RSS para acompanhar cada movimento.

Fique atento as novidades: adicione alguns blogs específicos da indústria à sua leitura diária. Mantenha-se educado e atualizado com o que está acontecendo no setor de negócios. Dê uma olhada no que os analistas de negócios dizem sobre o seu campo. Desta forma, você entenderá o que é interessante e o quão longe está sua concorrência.

Pesquise por hashtag: quando se trata da esfera on-line, é importante estar ligado sobre qual é a conversa mais recente. Empresas que são sérias sobre sua presença on-line provavelmente usam hashtag em seus tweets, status ou atualizações do Google+. Veja o que a sua concorrência está falando ao pesquisar os termos de hashtag relevantes para essa empresa.

Sendo assim, o mundo empresarial está mudando rapidamente, e, para sobreviver, é importante saber o que seu público está pensando e quais estratégias seus concorrentes utilizam para satisfazer essa demanda. Essa análise pode vir mostrar que é hora de atualizar sua marca ou fazer algumas mudanças para, com isso, desenvolver uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

FONTES:

EXAME. Como analisar e aprender com os concorrentes da sua empresa. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/como-analisar-e-aprender-com-os-concorrentes-da-sua-empresa/>. Acesso em: 5 de Junho de 2017.

EXAME. Como conhecer os concorrentes da sua empresa. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/como-conhecer-os-concorrentes-da-sua-empresa/>. Acesso em: 5 de Junho de 2017.

UOL. Conheça melhor seus concorrentes em 6 passos. Disponível em: <http://www.uolhost.uol.com.br/academia/noticias/2014/07/18/conheca-melhor-seus-concorrentes-em-6-passos.html#rmcl>. Acesso em: 9 Junho 2017.

Leandro Machado