Com o poder e a consolidação das tecnologias, estar presente na Internet é uma questão de necessidade para as empresas, ainda mais para se fortalecer no mercado competitivo. É com essa visão que o marketing por geolocalização vem surgindo e inovando, já que busca atrair clientes de maneira rápida e assertiva.
O uso desse meio permite atingir o público certo, no lugar certo e em tempo real, traçando estratégias mais criativas. A marca de café colombiana Juan Valdez impactou seus clientes com mensagens customizadas que eram disparadas automaticamente de acordo com a localização, horário e temperatura relativa ao local em que a pessoa se encontrava, recebendo anúncios de ofertas de produtos quentes, caso o cliente se encontrasse em um local frio, por exemplo. Essa campanha, além de ganhar indicações a prêmios pela sua inovação, aumentou o número de visitas na sua página virtual e proporcionou um crescimento na quantidade de venda em suas lojas.
Para um uso efetivo dessa ferramenta de marketing, é importante que os empreendedores fiquem atentos aos horários em que suas mídias sociais possuem um maior engajamento, assim como em qual dia da semana seu público-alvo costuma utilizar mais a Internet. Ademais, é importante adequar seu anúncio à realidade do seu público, alterando diversos aspectos, mudanças na linguagem utilizada, por exemplo.
Assim, com o mercado altamente competitivo, é imprescindível que as empresas se adequem às novas tecnologias, conhecendo bem o seu público e inovando cada vez mais. Então, se for empreender e quiser se destacar, não espere a mensagem do concorrente chegar ao seu cliente antes que a sua.
FONTES:
Nuvel Shop. 6 dicas de marketing por geolocalização. Disponível em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/dicas-marketing-geolocalizacao/. Acesso em: 30 de maio de 2017.
Portal Administradores. Como a publicidade mobile pode gerar vendas em sua loja física? Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/como-a-publicidade-mobile-pode-gerar-vendas-em-sua-loja-fisica/118843/. Acesso em: 30 de maio de 2017.