Ninguém questiona o preço, quando entende o valor

Texto 193 - Joicy [SITE]

 

Você possivelmente já ouviu falar na diferença entre preço e valor, mas certamente deve ter também se utilizado de alguma dessas palavras de maneira inadequada. Comumente nos referimos a essas palavras como sinônimas, porém na verdade elas possuem conceitos bem distintos. Mas então, você conhece a diferença entre esses termos?

No campo da Administração, mais especificamente na área de Marketing, é imprescindível o total conhecimento acerca desses conceitos, visto que o preço faz parte do composto de marketing (Marketing mix) e que é também responsável pelo retorno financeiro da empresa e, o valor dará razão de compra ao consumidor. De modo formal, preço “é tudo que o consumidor percebe ter dado ou sacrificado para obter o produto” (URDAN,2006, p.18) e valor é “a diferença entre o valor total esperado e o custo total ao consumidor” (KOTLER, 1998, p.51). Vale lembrar que o preço inclui não apenas valor monetário, mas a soma de esforços, como o tempo gasto para realização da compra despendida pelo cliente, enquanto a soma dos benefícios que recebemos ao obter o que buscamos representa o valor.

O valor fornecido pela empresa, deve ser percebido pelo consumidor para que se encontre vantagem ao pagar o preço estabelecido para um determinado produto ou serviço. Uma comunicação de valor eficaz fará com que o consumidor perceba retorno proveitoso ou vantagem, havendo uma troca deste para o cliente (benefícios) pelo preço (esforços) pago. Agregar valor ao produto e ao serviço ofertado também é uma forma de diferenciação e pode levar a organização a sair da temida “guerra de preços”, onde se ganha mercado através da redução de preços, diminuindo os custos ou mesmo a lucratividade. Como estratégia de diferenciação, o valor agregado pode levar a sua marca, produto ou serviço a um retorno que vai além do preço.

Dadas as definições, adentramos em campos de estudos que se modificam a cada dia e que tem se tornado foco de organizações que buscam alavancar vendas, atrair e fidelizar clientes, aumentar margem de lucro e garantir satisfação de seus consumidores.  Agregue mais valor, aliás, a vida e os negócios, quando cheios de significado, não possuem preço.

 

Fontes:

Administradores. Preço e valor: qual  a diferença?. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/preco-e-valor-qual-a-diferenca/81065/> Acesso em 22 de março de 2017.

Industria hoje. A diferença entre preço e valor. Disponível em: <http://www.industriahoje.com.br/diferenca-preco-valor> Acesso em 22 de março 2017

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 9.ed. São Paulo – Atlas, 1998.

URDAN, Flávio Torres. Gestão do composto de marketing/Flávio Torres Urdan, André Tores Urdan. – São Paulo: Atlas, 2006

 

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