No mundo globalizado, estar em contato e fazer intercâmbios culturais são importantes para as grandes multinacionais. Por conta disso, elas investem no processo de expatriação. Conceitualmente, expatriação tem como intuito transferir um profissional, com sua família, para outra sede da empresa, localizada em outro país.
O processo de expatriação inicia-se com uma viagem exploratória do profissional escolhido ao país para o qual será transferido. O tempo médio desta viagem é de 3 dias, nos quais este profissional visitará escolas e moradias pré-selecionadas e que estejam em conformidade com a política da empresa. Nesse período ele também aprende sobre o custo de vida e costumes locais. Caso o candidato aceite a transferência, o próximo passo é providenciar o visto de trabalho e trâmites legais para que seja possível a sua conclusão.
O profissional que é expatriado recebe, a princípio, um visto, geralmente de dois anos. Depois ele pode receber um visto permanente, dependendo do cargo exercido e da necessidade da empresa. Os benefícios que recebe são: escola (no caso de filhos), moradia, carro, cursos; e antes da expatriação, propriamente dita, recebe orientação cultural e profissional, além de orientações à sua família. O salário depende do cargo, área e experiência do profissional, mas costuma triplicar em relação ao que recebia, porém, devido ao alto custo de vida de alguns países, esta mudança pode não compensar.
Portanto, a expatriação é uma tarefa a ser assumida pelo funcionário e pela empresa. A clareza do projeto; o suporte dado a família, antes e depois do processo; e as condições que serão fornecidas são de extrema importância. Além disso, a empresa precisa entender que um processo de expatriação bem sucedido é um investimento com política organizacional bem construída.
FONTES:
Mundo Carreira, como funciona o processo de expatriação. Disponível em: <http://www.mundocarreira.com.br/orientacao-profissional/saiba-como-funciona-o-processo-de-expatriacao/>. Acesso janeiro 2017.
RH PORTAL, os desafios no processo de expatriação de um funcionário. Disponivel em: <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-desafios-no-processo-de-expatriao-de-funcionrios/>. Acesso em janeiro de 2017.